Psiquiatria Geral

A Psiquiatria é uma área da medicina que trata dos distúrbios de comportamento de diversas ordens. O tratamento psiquiátrico se faz necessário quando a pessoa está com dificuldade de adaptar-se à sua rotina, ou quando há uma quebra de sua vida, ou dificuldade em manter suas atividades diárias.

O estado emocional em equilíbrio é o responsável pelo bom funcionamento da saúde  geral, pelo sucesso escolar, profissional, pessoal e harmonia familiar. Desta forma, é importante percebermos quando há algo que está em desarmonia e buscar o devido tratamento.

Ao buscar tratamento psiquiátrico, a pessoa passará inicialmente por uma avaliação psiquiátrica que consta da anamnese, histórico, antecedentes pessoais e familiares. Pode ser solicitado exames clínicos de sangue, eletroencefalograma ou exame de imagem, quando necessário. Nesta avaliação inicial é possível estabelecer o planejamento do tratamento. Sempre é levado em consideração a busca pessoal de cada paciente. Avalio juntamente, o que a pessoa busca e oriento as diversas possibilidades de tratamento, considerando que faço uma avaliação abrangente por eu tratar também com homeopatia, fazer psicoterapia e ter outras técnicas na busca de estabilização emocional.

Quadros mais agudos, que geram grande sofrimento, em geral, tem uma indicação forte de tratamento medicamentoso. É importante ressaltar que a medicação quando bem indicada, vai ajudando o indivíduo a voltar às suas atividades com disposição, ânimo, encontrando, muitas vezes, novas saídas para antigos problemas, na medida que, estar estável emocionalmente pode modificar, ampliar a visão de mundo.

O tratamento psiquiátrico abrange diversos quadros, como de ansiedade generalizada, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome do pânico, esquizofrenia, distúrbio bipolar, hiperatividade e déficit de atenção, transtorno de aprendizagem, entre outros.

Quando é iniciado o tratamento psiquiátrico, a depender da gravidade, o indivíduo passa em consulta, que normalmente é mensal, para ser avaliado como o medicamento atuou no organismo, quais foram os avanços e se houve dificuldade de adaptação do organismo do paciente a medicação. E assim segue o tratamento, sendo realizados reajustes das doses, associações com outros medicamentos, quando se faz necessário. Lembrando que utilizo apenas a medicação e doses necessárias para que o paciente se restabeleça.

O início do tratamento é tão importante quanto a finalização, que tem que ser bem planejado para que não haja possibilidade de recidiva. Temos que perceber juntos, médico e paciente, o momento mais favorável para a retirada da medicação. Neste momento, é preciso que não haja sintoma presente, como é importante que o indivíduo tenha encontrado novos caminhos.

Utilizo outros suportes que ajudam muito na redução e retirada das medicações, são eles: homeopatia, psicoterapia, TFT e cura reconectiva (estarão descritos nos próximos itens).

Faço atendimento psiquiátrico em diversas idades: adultos, idosos, adolescentes e crianças.

O atendimento psiquiátrico de adultos, ou idosos consta com a consulta com o próprio paciente, a depender de alguns casos, é necessário contar com a presença de um familiar para devidas orientações, ou até para ajuda na complementação diagnóstica.

Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.