--by Vanessa Loschiavo

Adolescente na Pandemia

21 de setembro de 2021 by Vanessa Loschiavo
adolescente_pandemia.jpg

Os adolescentes estão tendo grande dificuldade neste momento de pandemia. A adolescência já é um momento de transformação tanto física como emocional, período em que o indivíduo está desenvolvendo sua individualidade. Esta fase do desenvolvimento humano já é desafiadora, para o próprio indivíduo, como também para seus pais e com a pandemia vem um desafio extra.

Adolescentes começam a ficar mais fechados, dentro do quarto ou dentro de si mesmos, rolando telas de celulares em horas infindáveis. Usam a internet, instagram para conhecer pessoas e, assim, o perigo de encontrar pessoas fictícia é quase uma regra. Ficam ligados a jogos, onde passam seu tempo e a juventude. Muitos pais ficam desesperados e tentam tirar o jovem deste cenário, mas ficam impotentes. A busca por psicólogos e psiquiatras está grande para esses jovens. É lógico que isso se faz necessário, porém demonstra a grande dificuldade desse novo momento. Ficaram quase 2 anos praticamente em casa, sem frequentar escola, com horários não tão regrados, na medida em que ligam seus computadores para a aula e praticamente deixam professores falando sozinhos e voltam a dormir. Essa não é a realidade de todos, mas de muitos.

Agora, com o retorno às aulas presenciais, têm que reaprender a fazer prova, assistir aula, rever amigos que estão também mais velhos como eles e retornar aos vínculos de amizade. É um reiniciar desafiador, com protocolos do Covid, não podem abraçar, nem ter contato. Para alguns mais ansiosos fica um temor maior de contaminação, para outros mais depressivos, existe a dificuldade do desânimo de retomar à rotina. Na verdade, eles por estarem em desenvolvimento não adquiriram ainda recursos internos mais fortalecidos, o que pode torná-los mais instáveis do que o habitual da fase.

Os pais também estão com muitas tarefas com esses jovens, a de ajudá-los a melhorar neste cenário e também ter que dar conta de uma situação de prover a família, em momento de dificuldades, seja de mais trabalho com o home office, ou com dificuldades financeiras pelas mudanças que a pandemia trouxe em vários setores.

Por maior que sejam as dificuldades, também houveram momentos de maior contato das famílias com seus filhos, oportunidade de afinar esses relacionamentos. E com essa aproximação, conhecer mais intimamente cada integrante da família nesta jornada.
É importante poder ajudar esses jovens a encontrarem dentro de si suas capacidades, para que possam se desligar das ilusões do mundo, podendo ponderar o que verdadeiramente é o mais importante. Cada família com seus valores. A verdade que este é um momento de uma grande revisão dos valores, não só dos jovens mas de toda a humanidade. Vamos aproveitar esse momento e transformar a dor em reflexão, conexão, compaixão e solidariedade.
Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta
www.essenciadamente.com.br
Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo
Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.

× WhatsApp