--by Vanessa Loschiavo

Indicação de Avaliação Neuropsicológica

28 de junho de 2017 by Vanessa Loschiavo0
indicacao_de_avaliacao_neuropsicologica.jpg

A neuropsicologia é uma área que reúne a neurologia, psiquiatria e psicologia, tendo como prioridade a organização cerebral das habilidades cognitivas.

A avaliação neuropsicológica ajuda no aprofundamento diagnóstico, confirmação de um diagnóstico psiquiátrico, neurológico ou diagnóstico diferencial, com o objetivo de melhor direcionar o tratamento.

Na avaliação é feita uma extensa entrevista, são utilizados vários tipos e formas de investigação, escalas, baterias de testes psicológicos e neuropsicológicos ,a fim de maior compreensão do funcionamento cerebral, do comportamento e da habilidade cognitiva que é a integração das capacidades de percepção, linguagem, memória e pensamento. É feita uma comparação dos resultados obtidos do paciente com o esperado em termos cognitivos, comportamentais, funcionais e emocionais. São identificadas tanto as dificuldades como as capacidades do funcionamento cognitivo. Esta avaliação considera o campo afetivo, cognitivo e executivo.

Os resultados , tanto quantitativos, como qualitativos dos processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio, indicam planejamento de tratamento de acordo com os potenciais observados na avaliação. Assim, individualiza o atendimento conforme a necessidade de cada um, podendo ser indicado tratamento em diversas áreas como: psiquiatria, neurologia, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia ou reabilitação cognitiva.

Pode ser realizada em crianças, adolescente, adultos e idosos.

É de grande ajuda na confirmação de diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno de Aprendizado, Dislexia, Discalculia, Deficiência Intelectual, Transtorno do espectro Autista, entre outros. E ajuda no entendimento da extensão de lesões neurológicas pós Acidente Vascular Cerebral, de extensão de comprometimento em algumas doenças neurodegenerativas como demências, entre outras. Assim, permite maior especificidade no tratamento de reabilitação.

Os resultados obtidos numa Avaliação Neuropsicológica contribuem para ajudar no desenvolvimento de estratégias que podem melhorar os problemas decorrentes dos sintomas que o paciente apresenta,

fornecer subsídios à intervenção clínica, bem como fornecer elementos para prevenção de possíveis prejuízos cognitivos em função de alterações comportamentais e emocionais não tratadas

É muito importante a integração de diversas áreas afins para o tratamento do paciente ser mais específico, assertivo, propiciando melhora na qualidade de vida.

Yvelise C. Patricio

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.