--by Vanessa Loschiavo

Terapia de Casal

20 de fevereiro de 2019 by Vanessa Loschiavo0
shutterstock_280397906-1024x683.jpg

Um relacionamento atravessa várias fases durante o ciclo da vida. Existem mudanças e dificuldades que aparecem ao longo deste ciclo e que vão se refletindo no casal. Para que a harmonia permaneça, o amadurecimento de ambos é necessário para lidar com as mudanças que a vida vai nos trazendo e as superações destas dificuldades. A força do casal está em como lidar com estas mudanças e dificuldades. No olhar moderno muitas pessoas acham que a solução é a separação e acabam cometendo o mesmo erro num próximo relacionamento sem refletir onde podem mudar ou melhorar para conseguir superar os conflitos. Mas grande parte dos casos, acontecem por imaturidade emocional, dificuldade em lidar com problemas e responsabilidades, traumas anteriores que são descarregados no relacionamento, e que geram um desgaste emocional que pode ser superado.

É preciso dar uma nova chance ao amor e existem relacionamentos que podem ser salvos, se as pessoas envolvidas derem um primeiro passo para salvar a relação. Neste passo a terapia de casal irá ajudar muito em todo o processo.

A terapia de casal vai lançar luz sobre o relacionamento a dois e dos conflitos presentes na vida a dois. A terapeuta serve como mediadora na comunicação entre os cônjuges, auxiliando a transmissão e recepção das informações. Ele analisa a situação com o distanciamento e a imparcialidade que os parceiros não podem ter. Ajuda o casal a desvendar o que está por trás das brigas repetitivas e aparentemente fúteis que impedem que o casal consiga ter uma conversa civilizada. As brigas chegam a um ponto que um não ouve mais o que o outro tem a dizer, e cada um fica preso no seu conflito, não chegando a um consenso entre o casal. Durante a terapia e a mediação do conflito busca-se a escuta e o consenso no casal. Durante o processo terapêutico os dois terão clareza dos processos inconscientes que os levaram a se escolherem como parceiros e como chegaram ao ponto de desgaste e desentendimento. Percebe-se o papel de cada um na relação e quais são as frustrações que estão sendo jogadas em cima do parceiro. Após isto ficar claro, trabalha-se em como lidar com estas frustrações, diminuindo os conflitos. O terapeuta ajuda a identificar os principais problemas da relação e o melhor caminho para a solução. Não é um aconselhamento e sim um clareamento para que o casal possa escolher o melhor caminho.

A terapeuta também ajudará a entender as motivações que ainda unem o casal e seus objetivos comuns, melhorando a comunicação.

Também irá entender como se apresentam os conflitos e quais os aspectos a serem trabalhados para que o casal alcance harmonia e entendimento . Como na terapia de casal os dois lados são mostrados, cabe ao terapeuta entender cada indivíduo e o casal como um todo.

O objetivo da terapia de casal é melhorar a comunicação, desenvolver habilidades para solucionar problemas, mudar padrões de comportamentos destrutivos, melhorar a vida sexual e buscar motivações e objetivos que os unam. O casamento é o espelho de cada um em direção à maturidade. Após a terapia, o casal sai com bases mais fortes e maduras. Também pode auxiliar em alguma questão específica como lidar com as finanças ou a educação dos filhos.

Após realizar um tratamento com seu parceiro a melhora é significativa. A comunicação do casal melhora e o afeto que estava escondido atrás das brigas volta a ter espaço. Os objetivos comuns são resgatados e colocados em prática. Um enxerga melhor as qualidades e defeitos do outro e deixa de projetar suas frustrações, aceitando melhor o parceiro e entendendo melhor o outro. Há um equilíbrio maior das características individuais de cada um deles.

Nem todos os casos a terapia irá ser para manter o casal junto. Existem alguns casos em que se chega a conclusão de que o romance chegou ao fim e que ambos serão mais felizes sozinhos. São casos de agressões físicas, perturbações de caráter, alcoolismos com agressões, traições frequentes. Existem casos em que os danos emocionais são muito graves e que a separação realmente é a solução.
“Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro” Carl Gustav Jung
Buscamos fazer com que o amor movimente o relacionamento e o poder e competição percam espaço dentro dos relacionamentos.

Flávia Hessel de Lima
Psicoterapia de adolescente e adulto
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.