Homeopatia

Homeopatia é um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. Ele busca em Paul Joseph Barthez a concepção ternária vitalista, pela qual o ser humano é composto de corpo (matéria), alma (espírito) e princípio vital (elemento energético – força organizadora das funções, sensações, contratilidade e tonicidade).

A Homeopatia é baseada na lei dos semelhantes “ Similia Similibus Curantur” determina que a doença é curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias extraídas da natureza, seja do reino animal, vegetal ou mineral. Esses medicamentos previamente foram utilizados no indivíduo são para a descrição de suas potencialidades curativas. Assim, o que provoca a doença que não existe, cura a doença que existe, pela lei da semelhança. Uma doença que tem determinados sintomas é tratada por um medicamento homeopático que desenvolve os mesmos sintomas no indivíduo são.

Hahnemann querendo fugir da ação tóxica das substâncias passou a diluir cada vez mais, acompanhando cada diluição de movimentos verticais vigorosos do frasco ( técnica denominada: sucussão). O processo de dinamização despertou uma “força patogenética” ( capaz de alterar o estado de saúde das pessoas).

A Tautoterapia é o tratamento pelo mesmo agente que provocou a doença, independente de sua natureza podendo ser utilizada para tratar intoxicação por metais, processos alérgicos e até efeitos colaterais ou tóxicos de medicamentos. O agente tóxico quando dinamizado desloca a toxina depositada nas células e nos tecidos promovendo sua eliminação, ocorrendo a desintoxicação.

A Homeopatia tem uma atuação diferente da alopatia. Esta última trata de forma setorizada o sistema, seja ele gastroenterológico, cardíaco e outros de forma específica, tratando o conjunto de sintomas que levam `a uma doença.

Já a homeopatia busca ter entendimento do desequilíbrio do organismo como um todo, pode tratar sintomaticamente com os medicamentos homeopáticos circunstanciais, mas é importante a visão global do sistema, equilibrando todos os órgãos que estão em desarmonia. Atua na origem da doença e também de forma a condicionar o organismo.

Muitas pessoas me perguntam se os remédios homeopáticos atuariam pelo efeito placebo. Digo que existem diversos estudos desde a origem da homeopatia até hoje, e mais de 2000 medicamentos homeopáticos. E posso garantir que é algo sério e com grande eficácia. Há aplicação para toda área médica. Eu mesma, muitas vezes, utilizo duas vertentes, homeopatia e alopatia simultaneamente. E digo mais, muitas vezes que associo a homeopatia consigo reduzir a dose dos medicamentos alopáticos, psicotrópicos. E se há alguma alteração de enzimas hepáticas é possível utilizar homeopatia para agir na melhora do fígado para a metabolização dos psicotrópicos. Ou, se há algum efeito colateral de um medicamento que o pessoa teve benefícios, utilizo a tautoterapia, a própria medicação dinamizada, garantindo a redução dos efeitos colaterais.

Realizo a anamnese bem detalhada para entender o funcionamento do organismo e instituir o tratamento mais adequado. A homeopatia pode estabelecer a homeostase do organismo e tem boa atuação em diversos quadros, sejam alérgicos, TPM, menopausa, ansiedade e depressão com sintomas mais leves, entre outros. Os exames complementares podem ajudar a entender o funcionamento do organismo, e existem medicamentos homeopáticos que podem ser utilizados para diversos distúrbios clínicos, como disfunção da tireóide, alteração da função renal ou hepática, nas dislipdemias. A homeopatia pode ajudar no metabolismo sem ter disfunção em outros órgãos e ser utilizada em todas as idades e fases de desenvolvimento. Também ajuda imensamente em quadros psiquiátricos leves, não necessitando, muitas vezes, utilizar os psicotrópicos.

Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.