--by Vanessa Loschiavo

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em Adulto

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
tdah_-_adulto.jpg

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ADULTO

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no adulto pode ser mais brando, ou ter características diferentes.
É comum a hiperatividade ficar mais amena na adolescência e na vida adulta ou se manifestar de outra forma. Ela surge como agitação, inquietação, seja mexendo as pernas constantemente sem se dar conta, roer unhas, andar de um lado para outro ou ter a necessidade de levantar o tempo todo.
A impulsividade pode ainda manifestar nesta fase da vida, o indivíduo pode ter uma ideia e partir para ação sem ponderar prós e contras.
A desatenção ocorre frequentemente, faz com que o portador de TDAH tenha que ler mais de uma vez a mesma coisa, e por isso a dificuldade de terminar de ler um livro.
Pode não conseguir realizar tarefas por si só, precisando de um estímulo externo para iniciar tarefas simples, do cotidiano, ou pode ser difícil iniciar o dia de manhã. Ocorre com frequência, um desgaste ao longo da tarefa, muitas vezes não terminando o que começou, parecendo estar cansado. Pode ter dificuldade em administrar suas emoções, frustra-se facilmente, ficando irritado, podendo ter explosões de raiva.
Tem problemas com a memória, tendo esquecimento de atividades que realizou, perdendo objetos facilmente, não lembrando de compromissos, ou tendo dificuldade de administrar o tempo.
As pessoas com TDAH com características mais hiperativas são muito ativas, procuram se ocupar o tempo todo, tendo até desconforto quando descansam, devido aos pensamentos que surgem em grande quantidade, tem afinidade por atividades mais intensas que trazem emoções.
Já indivíduos com TDAH de caráter desatento, são mais lentas, desvitalizadas, sem energia, distraídas, esquecidas, com dificuldade de administrar o tempo.
Assim, TDAH pode se manifestar de formas diferentes em diferentes pessoas.
Há algumas pessoas que apresentam apenas traços de TDAH, e é importante avaliar se as dificuldades causam um impacto negativo em termos profissionais, familiares, pessoais. Caso haja uma falta de adaptação, é válido a busca de ajuda para que não surjam outros quadros psíquicos que podem se sobrepor ao TDAH.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.