--by Vanessa Loschiavo

Cuidar dos sentimentos – Fórmula de uma vida saudável

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
formula_de_uma_vida_saudavel.jpg

Podemos cuidar dos nossos sentimentos a depender a o que nos ligamos. Uma música que ouvimos, ou um filme que assistimos ou até um livro que lemos. Tudo isso despertam sentimentos que podem ser de alegria, tristeza, medo e outros. Uma forma de cuidar das emoções pode ser fazendo uma leitura reflexiva, assistindo um filme com tema de superação, ou documentário que tenha uma mensagem positiva.

Vamos analisar como nos sentimos depois de assistirmos noticiário de violência algo tão comum na TV. É comum ficarmos temerosos, ansiosos, não?
Assim, podemos fazer escolhas a favor de uma harmonia emocional.
Os sentimentos levam ao surgimento de pensamentos que frequentemente estão em sintonia com esses sentimentos. É comum uma pessoa poder ter diferentes pensamentos, atitudes ou interpretações a uma mesma situação a depender do estado de espírito que se encontra.
Mas afinal, de que outras maneiras podemos cuidar de nossos sentimentos e como consequência cuidar de nossos pensamentos?
Acredito que é importante desligar o modo automático de viver, e perceber se estamos satisfeitos com os vários setores da vida. Se não estamos, o que estamos fazendo para a busca de alívio? Vale perguntar o que é possível fazer para estar em sintonia com as próprias necessidades, com a sabedoria interior. Desta forma, cuidamos de nossas emoções.
Também é importante cuidar de nossos pensamentos. E já cuidamos deles na medida que cuidamos dos sentimentos.
Assim, podemos perceber também a importância do pensamento, que sendo recorrente, num tema de preocupação ou de tristeza, pode gerar transtornos psíquicos, principalmente se estes pensamentos se perpetuam por muito tempo.
É comum as pessoas viverem de forma automática e nem se darem conta de seus pensamentos. E assim, silenciosamente vão alimentando os desconfortos emocionais. Cada vez que os pensamentos negativos vão se estruturando, cristalizando, vão tomando maior força e iniciando os transtornos psiquiátricos.
Vamos refletir: Os sentimentos levam `a pensamentos e estes `a atitudes. Uma vez instalado algum transtorno psiquiátrico que pode ser depressão, ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, ou outros, deve-se fazer o caminho oposto. Cuidar das atitudes, tentando minimizar os impulsos ou isolamento, algo ligado aos atos, para depois cuidar do que se fala que representa o pensamento, para mudar a sintonia dos sentimentos e emoções. Muitas vezes, após instalado um quadro psíquico é preciso de um tratamento medicamentoso para que o indivíduo consiga ter controle de suas atitudes, da fala e depois das emoções.
Com o objetivo de cuidar dos sentimentos e dos pensamentos, nesta semana deixarei sugestão de livros, filmes e documentários que possam colaborar com um pensamento otimista, de confiança, colaborando na melhora do astral e do estado de ânimo.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.