Transtorno de aprendizado

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TRANSTORNO DE APRENDIZADO

O transtorno de aprendizado é uma dificuldade na aquisição e uso da escrita, fala, escuta, leitura, raciocínio ou habilidades matemáticas. O indivíduo tem um resultado abaixo do esperado para o seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

O Transtorno de Aprendizado é diferente da Dificuldade de Aprendizado. Na Dificuldade de Aprendizado existe uma defasagem pedagógica, podendo ser resolvido no âmbito escolar. Pode ser uma não adaptação a metodologia pedagógica, por uma maneira diferente de aprender.

O Transtorno de Aprendizado é um transtorno do neurodesenvolvimento, tendo origem biológica que influencia a capacidade cognitiva do cérebro em perceber, processar informações verbais ou não verbais com eficiência. Neste caso, existe uma disfunção neurológica.

Podem ser divididos em três transtornos:

  • Transtorno de Leitura- conhecido como dislexia. Existe a dificuldade de reconhecimento de palavras escritas, problema na decodificação e dificuldade na ortografia. É um distúrbio específico de leitura, não havendo dificuldade visual ou auditiva, nem rebaixamento do nível de escolaridade. Pode haver tanto dificuldade na fluência de leitura, como também pode ter uma boa leitura, porém uma dificuldade na compreensão do texto lido.
  • Transtorno da Matemática- também conhecido como discalculia. Existe uma dificuldade de senso numérico, conceitos matemáticos, raciocínio lógico, como também na associação dessa habilidade com o mundo que a cerca. É muito comum este transtorno estar associado com a dislexia.
  • Transtorno de Expressão Escrita- é uma dificuldade de compor textos escritos com erros ortográficos, gramaticais, erros de pontuação, organização de frases inadequadas e expressão escrita sem clareza.

É muito comum o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentar o Transtorno de Aprendizado, de forma concomitante. Pode estar presente em alguns dos transtornos descrito acima, ou pode apresentar as três dificuldades. Isto se deve a baixa concentração de dopamina e/ou noradrenalina na região frontal, gerando a falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.

O Distúrbio de Processamento Auditivo Central também pode estar presente no Transtorno de Aprendizado. É uma dificuldade de compreensão das informações escutadas, ou seja, o indivíduo detecta o som, mas não consegue interpretar as informações contidas nele. É uma disfunção neurológica.

O tratamento desses transtornos é interdisciplinar, várias especialidades podem ter uma intervenção para melhorar a qualidade do aprendizado, como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psiquiatras.

Os educadores necessitam de um maior conhecimento nesta área, pois uma não compreensão do quadro pode gerar ainda mais problemas, considerando que o Transtorno de Aprendizado já é uma condição geradora de sofrimento não só para a criança como também para os familiares. Os professores, coordenadores e diretores da escola necessitam conhecer sobre este assunto para que possam colaborar no processo de aprendizado. Essas crianças necessitam mais de estímulo e compreensão de suas limitações do que julgamento.

 


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