Obesidade e Insônia

obesidade_insonia.jpg

A insônia é uma patologia, na qual os indivíduos trazem queixas relacionadas à dificuldade de iniciar o sono, manter o sono e, ou despertares precoces, impactando na funcionalidade diária, em diversas áreas de atuação, do ser humano.

Segundo estudos recentes a insônia crônica, não só é fator de risco bem estabelecido, para o surgimento de diversos transtornos mentais, como transtornos depressivo, de ansiedade e dependência química, como também para o surgimento e piora da obesidade e o aumento da pressão arterial.

A curta duração do sono, leva ao aumento dos índices de IMC, já que contribuem, para a elevação da resistência insulínica periférica e para alterações comportamentais e psíquicas, que o indivíduo assume, após ficar privado do sono, elevando os riscos de obesidade e diabetes.

Para começar, é recomendada a higiene do sono, na qual o paciente precisa adotar mudanças comportamentais, tentar manter uma rotina para iniciar o sono e o despertar, em ambiente tranquilo, com o mínimo possível de estímulos luminosos, principalmente aparelhos eletrônicos, evitando alterá-la aos finais de semana ou mesmo férias. Estima-se que o ideal seria uma duração de 7,5 horas de sono por noite.

A terapia pode ajudar o paciente nessa tarefa, melhorando a agenda diária, além de identificar pensamentos distorcidos que prejudicam o iniciar do sono. Isso vale para todos de casa, principalmente os pais que devem incentivar os filhos, já que as crianças aprendem por observação.

Sendo assim, a obesidade é uma patologia que necessita de uma equipe multidisciplinar. O papel do psiquiatra, será identificar e tratar os sintomas e transtornos que podem causá-la, como por exemplo a má qualidade do sono!

Dra. Lilian Bruza,
Psiquiatra e Psicoterapeuta


A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.

Saiba Mais

Essência da Mente 2024. Todos os direitos reservados.