--by Vanessa Loschiavo

Depressão na Adolescência

4 de dezembro de 2017 by Vanessa Loschiavo0
depressao_adolescencia.jpg

A adolescência é uma fase da vida de transformação, o indivíduo se separa das ideia dos pais. O adolescente está numa fase descoberta de suas mudanças internas, mas não está pronto para assumir as responsabilidades de um adulto. Procura estar ligados a grupos, busca exemplos de pessoas, ídolos, ou esportistas, educadores para construir seu caráter e comportamento.

É preciso diferenciar o adolescente com comportamento atípico de uma busca pela própria identidade.

A família do adolescente pode interpretar algum comportamento mais isolado, irritadiço como uma fase de transformação da adolescência, mas o dado que mais pode ser levado em conta é uma quebra de rotina que tinha habitualmente. É importante ter um alerta se o adolescente permanece fechado a maior parte do tempo em seu quarto, se só tem amigos virtuais, passa maior parte do tempo em games, sempre tem um não como resposta, é explosivo, irritadiço ou agressivo. Ou apenas não tem vontade de fazer atividades habituais que davam prazer, pode manifestar um aborrecimento constante diante de coisas que fazia antes como jogos, esportes, sair com amigos, ir à escola. Demonstra apatia, preguiça e diminuição das atividades, culminando na tristeza. Vale um cuidado extra, pois o desconforto da depressão pode ser um facilitador da busca de alívio pelo abuso de álcool ou drogas.

Nem sempre a depressão no adolescente se manifesta como no adulto na forma de desânimo. Ela pode se manifestar de diversas formas, como ter um caráter de maior irritabilidade, agitação ou agressividade. E o adolescente frequentemente não entende bem o que está acontecendo consigo mesmo, diferente do adulto que tem uma percepção maior de si mesmo.

As causas da depressão pode estar ligada a predisposição familiar, vivência de momento de conflito familiar ou pessoal, dificuldades de socialização, abuso de álcool e drogas, dificuldade no rendimento escolar, alterações hormonais próprias da adolescência, como também emocionais ligadas às mudanças comportamentais e físicas.

A Depressão na adolescência é um transtorno de humor que pode se manifestar com tristeza, irritabilidade, desânimo, alteração de sono, cursando com insônia ou hipersônia, aumento ou diminuição de apetite, queda no rendimento escolar, autodepreciação, instabilidade de humor, modificação no comportamento na escola.

É preciso de supervisão, pois podem buscar fazer uso de substâncias psicoativas, como álcool e drogas na tentativa de aliviar os sintomas depressivos.. A adolescência é fase de insegurança, devido a transformação que está ocorrendo. É muito importante o diagnóstico, como também o tratamento que deve ser feito o quanto antes, para que não cronifique este quadro e para que o adolescente não se reconheça através de sintomas depressivos. Viabilizando um bom desenvolvimento na vida adulta.

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.