--by Vanessa Loschiavo

Reflexão Existencial

19 de julho de 2016 by Vanessa Loschiavo0
reflexao_existencial.jpg

É bastante frequente, em algum momento da vida, o indivíduo se questionar sobre o sentido da vida.

Porque estamos aqui, qual direção tomar na vida e esses questionamentos, normalmente vem acompanhado de algum sentimento, seja de vazio, angústia, tristeza, insegurança, entre outros.

Não tenho o objetivo de responder, porque esta é uma tarefa muito pessoal, mas sim instigar a reflexão.

Considero que o objetivo maior de nossa estada neste planeta é para aprendermos a amar verdadeiramente. O ser humano acaba se perdendo nas ilusões, sejam elas a riqueza, poder, status, as paixões diversas, vícios de várias ordens. E assim, facilmente é esquecido o propósito principal. O amor pode estar ligado a diversos outros sentimentos e atitudes como compaixão, amizade, generosidade, benevolência, ternura, humildade, felicidade, fé, companheirismo, entre outros.

As pessoas, em geral, passam por muitas provas, dificuldades, sendo o objetivo principal, desenvolver características positivas, como as descritas. Se nós conseguíssemos ter uma visão mais ampliada da vida, poderíamos colocar mais foco no que realmente importa. É fácil ter amor por um familiar, um ente querido. Cabe refletir que somos todos parte de um sistema e que todos nós temos uma grande importância no mundo. Vamos comparar o indivíduo com uma célula e o mundo com o corpo humano. Se nossas células estão com bom funcionamento o corpo está em equilíbrio. Mas a partir do momento que alguma célula adoece, vai alastrando para outras células, tecidos, gerando um desequilíbrio e doenças. Desta forma, se cultivarmos pensamentos de negatividade, isso gera atitudes de uns para com outros, fazendo haver uma baixa vibração, e assim sendo alastrada de pessoa para pessoa que terão atitudes para com o planeta, como no corpo doente. Mas o contrário também é verdadeiro. Os bons pensamentos geram boas vibrações, contaminam pessoas gerando atos e mudança no planeta. Somos todos parte de um mesmo sistema, cada qual com sua função, e se houver uma união entre os seres, considerando que o objetivo maior é o aprendizado do amor, estaremos mais fortalecidos numa mesma direção sem distinção de raça, classe social, cultura, nacionalidade, religião. Somos todos iguais em objetivos, mesmo que cada qual encontre caminhos diferentes com o mesmo fim. Uma nova vertente e muito real, é que toda população está ligada numa grande rede, e sofre reações como no efeito borboleta, que se em alguma parte do planeta uma borboleta bater asas, terá uma reação em outra região do planeta. Assim somos nós os seres humanos que estamos sendo colocados à prova da vida, vamos unir forças. E ao olhar uma outra pessoa desconhecida poder ver a si mesmo. Será esta a resposta que temos que encontrar na charada da vida…

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.