Probióticos e depressão

probioticos_depressao.jpg

Probióticos são alimentos que contêm micro-organismos, como bactérias que ajudam na saúde. As bactérias presentes no intestino ajudam na digestão, destroem micro-organismos causadores de doenças e ajudam na produção de vitaminas. Ajudam a balancear a flora intestinal, em caso de diarreia, aumenta a tolerância e digestibilidade da lactose, tem atividade anticarcinogênica, reduz níveis de colesterol, ajuda na síntese de vitamina do complexo B, ajuda na absorção do cálcio e equilíbrio do sistema imunológico.

Existem alimentos que são probióticos fermentados, como iogurte, kefir, kombucha, entre outros. Mas também podem ser manipulados, em cápsulas ou encontrados em farmácias em sachês. Os grupos mais comuns são os Lactobacillus e Bifidobacterium que tem diversas subespécies.

Como existem diversos tipos de bactérias elas tem atuação em diferentes problemas de saúde, cada cepa ajuda em uma disfunção mais específica seja intestinal, no humor, na imunidade, entre outras.

Numa pesquisa realizada na Queen’s University, no Canadá, Caroline Wallace e outros colaboradores, descobriram que o transtorno de humor, a anedonia e os distúrbios do sono foram reduzidos com uso de probiótico(contendo Lactobacillus helveticus e o Bifidobacterium longum) após apenas quatro semanas, com manutenção dos resultados na oitava semana.

O estudo é promissor, mas é um estudo-piloto que deve ter um aprofundamento com uma amostra maior de pacientes. A pesquisa com a suplementação probiótica é bem interessante e deve ser continuada, pois é uma maneira mais “natural” de se ter alívio de sintomas depressivos e ter mais uma alternativa, seja para alívio dos sintomas, ou para atuação de forma preventiva.


A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.

Saiba Mais

Essência da Mente 2024. Todos os direitos reservados.