--by Vanessa Loschiavo

O que são Smart Nutrients ?

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
smart_nutrients.jpg

São vitaminas, minerais, aminoácidos e gorduras que apresentam ação positiva sobre o funcionamento cerebral. É uma nova forma de tratar a saúde e promovem a produção de substâncias essenciais para o desenvolvimento da inteligência, como o NGF (neurotrofina que aumenta a quantidade de dendritos dos neurônios).

Agem como nutriente cerebral e esses nutrientes melhoram especialmente a nutrição do córtex frontal, região que pode ser mais vulnerável `a ação de poluentes. E região que também tem disfunção em quadros como déficit de atenção e hiperatividade. Os smarts nutrientes destroem radicais livres que degeneram o cérebro e aumentam a produção de antioxidantes naturais. Desta forma, pode ser uma esperança para prevenção na doença de Alzheimer.

Entre os mais importantes smart nutrients estão a vitamina do complexo B, vitaminas D,E, C, Cromo, Vanádio, Selênio, Lítio, Zinco, Cálcio, Magnésio, Ácidos graxos tipo ômega 3, Fenilalanina, Triptofano, Taurina, Metionina, Glutamato, Carnitina, drogas nootrópicas, inibidores da AGE, adaptógenos, DHEA, coenzimaQ10, Acetil-L-Carnitina, Ginkgo Biloba, Melatonina, DMAE, entre outros.

Alguns minerais e vitaminas podem ser dosados no sangue, porém não há a garantia que este esteja atuando no cérebro. O hábito de consumir alimentos industrializados, processados leva `a um desnutrição subclínica, não por falta de alimento e sim por falta de nutrientes. Carboidratos refinados provocam perda de minerais como cromo pela urina e o aumento de peso. Temos que ter cuidado com dietas ricas em carboidratos simples e refinados e gorduras processadas e pobre em nutrientes. Sem falar dos alimentos com agrotóxicos que podem estar carregados de metais pesados que se depositam no sistema nervoso central.

Existe uma necessidade de nutrientes para a fabricação de neurotransmissores, e quando há situação de estresse essa quantidade de nutriente é maior. Cada célula é dependente de cerca de 40 nutrientes para se manter saudável, e quando essa necessidade não é satisfeita, a célula entra em sofrimento. Isso leva a processos neurodegenerativos e / ou envelhecimento precoce. O córtex frontal é o primeiro a sofrer degeneração por falta de nutriente, região responsável pela inteligência emocional.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.