--by Vanessa Loschiavo

Inteligência Emocional

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
inteligencia_emocional-1.jpg

A inteligência emocional, também conhecida como quociente emocional é algo que vai além da inteligência. É responsável pelo sucesso nas relações humanas, incluindo criatividade e habilidade para viver. Nos diferenciamos dos animais que apresentam respostas automáticas, suficiente para a sobrevivência, através de soluções novas em relação `as demandas da vida, criamos regras diferentes para contextos diferentes, e isso é fundamental para a evolução do homem.
É mais fácil lidar com regras fixas, com uma ciência estática, como a matemática, do que lidar com as relações humanas, que são vivas, mutáveis e dinâmicas. Ter inteligência emocional é obter mais e melhor em menos tempo, de modo mais simples e com satisfação de todas as partes interessadas. É lidar com a existência de forma eficiente.
Segundo Daniel Goleman, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
As características da QE são:
1- Capacidade de controlar impulsos, ter controle emocional,
2- Canalizar emoções para situações adequadas, se automotivando,
3- Praticar a gratidão, ter capacidade de empatia,
4- Motivar pessoas,
5- Bom desenvolvimento de relações interpessoais (habilidades sociais)
6- Autoconhecimento, percepção das próprias emoções,
7- Tolerância ao estresse, alto grau de resiliência,
8- Capacidade de se disciplinar, evitar distrações e hábitos insalubres,
9- Cuidado com a própria identidade moral e ética,
10-Capacidade de liderança.

Vários estudiosos consideram a inteligência emocional mais importante do que a inteligência mental, para alcançar a satisfação a nível geral. É graças a inteligência emocional que intermediamos conflitos, improvisamos a depender da necessidade, criamos algo, compreendemos o outro e a nós mesmos.
Para algumas pessoas, essa inteligência é nata, mas em caso contrário, a inteligência emocional pode ser melhorada, desenvolvida aos poucos na medida que houver a busca de um estado mais reflexivo, empático, de conscientização das próprias necessidades emocionais.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.