Cura da criança interior ferida
CURA DA CRIANÇA INTERIOR FERIDA
“ Em todo adulto espreita uma criança – uma criança eterna, algo que está sempre vindo a ser, que nunca está completo, e que solicita cuidado, atenção e educação incessantes. Essa é a parte da personalidade humana que quer desenvolver-se e tornar-se completa”. Jung
Este é o arquétipo da criança interior, que carrega tanto nossos traumas como nossos momentos alegres. Muitas vezes as feridas que ficaram com esta criança faz com que o adulto que nos tornamos faça de tudo para esquecê-la e deixá-la escondida em nosso inconsciente. Porém, com esta negação não chegaremos completamente ao nosso processo de individuação e estaremos sempre em busca de algo que nos falta, sem sabermos exatamente o que é.
O encontro com nossa criança interior nos leva a nossa essência, e com este encontro podemos olhar para as dores do passado e identificar as necessidade emocionais não supridas e assim iniciar um processo de cura e regate desta criança. Entrar em contato com a criança ferida e fazer um trabalho interno de recuperação desta criança e superação para que assim se encontre a criança maravilha(que é nossa essência). Chegando a este momento rompemos os ciclos destrutivos e doentios em que nos lançamos inconscientemente.
A rotina sobrecarregada e as tarefas que o mundo nos impõe, muitas vezes, fazem nos perdermos de nossa criança interior e do nosso verdadeiro EU.
Muitas vezes a vida fica sem um sentido maior e parece que estamos caminhando num espaço vazio. O resgate desta criança vai trazer um ressignificado para a vida, tornando-a mais leve e com um propósito maior. Para isso precisamos acolher esta criança, entendê-la e ampará-la, e assim ela irá trazer todo o propósito que carrega. Ela carrega os valores da nossa origem e nos leva ao verdadeiro. Nos transforma para o amor e a completude.
A terapia Junguiana nos ajuda a resgatar esta criança, e conseguir um caminho rumo ao self de uma maneira profunda.
Flávia Hessel de Lima
Psicoterapia de adolescente e adulto