--by Vanessa Loschiavo

Antidepressivo

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
anti_depressivos.jpg

O antidepressivo é uma classe de medicamento que trata diversos quadros clínicos, como: depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do estresse pós traumático, entre outros.

As perguntas mais frequentes envolvendo antidepressivos são:

1- Antidepressivos causam dependência?
Antidepressivos não causam dependência física, nem tolerância ( necessidade de dosagens cada vez maior com o passar do tempo ).

2- Quanto tempo demora o início da atuação dos antidepressivos?
Esses medicamentos demoram aproximadamente 15 a 20 dias para iniciar o efeito benéfico.

3- Podem causar efeitos colaterais?
No início do tratamento, o organismo necessita de uma adaptação aos antidepressivos. Por este motivo, é ideal iniciar o tratamento em baixas doses, o que ajuda muito neste processo de adaptação. Inicialmente, pode exacerbar os sintomas de ansiedade, para algumas pessoas, sendo um efeito passageiro, e ocorrendo temos alternativas para trazer alívio, seja reduzindo a dose ou associando um benzodiazepínico.
Em relação aos efeitos colaterais, temos diversos tipos de antidepressivos, o que pode facilitar, pois acredito que o indivíduo não deve ficar tolerando qualquer que seja o efeito colateral , existem alternativas para reduzi-lo.

4- Quais são efeitos do uso de antidepressivo por tempo prolongado?
Os antidepressivos não causam lesão, não danificam o cérebro com o uso de longo prazo. Muito pelo contrário, pode haver lesão, como diminuição da ramificação de neurônios, ou uma involução cerebral, caso o indivíduo se mantenha com depressão cronificada, sem tratamento. A medicação tem que ter uma indicação precisa, assim trará benefícios.

5- Porque quando o indivíduo esquece de tomar o antidepressivo alguns dias não se sente pior da depressão ou de outro quadro?
O antidepressivo permanece circulando no sangue por aproximadamente 15 dias, e ao parar a medicação, sem indicação médica, começa a perceber o retorno de algum sintoma depois de um tempo . Mas se a medicação for tomada de forma irregular o tratamento não será eficaz. Costumo dizer que os antidepressivos tem ação silenciosa, pois vão aliviando os sintomas aos poucos, e não bruscamente. Não ocorre nenhuma mudança repentina, mas aos poucos a pessoa vai percebendo uma leveza, e que consegue lidar com situações que antes não conseguia, ou encontrar novas saídas para antigos problemas.

6- O antidepressivo pode mudar a personalidade?
O antidepressivo não muda a personalidade. Ele age minimizando sintomas do quadro clínico, e o indivíduo vai se sentindo mais capaz, mais leve, e ficando muitas vezes sem nenhum sintoma clínico, vai percebendo qual é o seu verdadeiro potencial. Digo que o tratamento permite que o ser se reconheça sem os sintomas, por isso pode se sentir diferente.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.