--by Vanessa Loschiavo

Animal Co-terapeuta

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
animal_co_terapaeuta.jpg

É inegável que os animais de estimação trazem um conforto emocional ao ser humano, em especial em momentos de dificuldade ou solidão.
Atualmente, a terapia assistida por animais pode colaborar em quadros como esquizofrenia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Os animais que podem ajudar no processo são os mais variados, como: cavalos, cachorros, gatos, coelhos, porquinhos da índia e até golfinhos.
Na década de 50, a psiquiatra Nise da Silveira percebeu por acaso o potencial terapêutico dos animais. Ela observou mudanças de comportamento de um paciente a quem delegara os cuidados de uma cadelinha abandonada em hospital do Rio de Janeiro. A partir daí, desenvolveu uma pesquisa sobre as relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas. Nise descobriu que animais reúnem qualidades que os transformam em ponto de referência estável, o que favorece a reorganização psíquica.
Hoje em dia, existe a equoterapia, que é de grande ajuda para pacientes, tanto com problemas emocionais, quanto físicos.
Existem psicólogos que trabalham a melhora da interação social de crianças autistas contando com ajuda de cachorros, havendo ótimas respostas.
Há serviços que recebem crianças vítimas de maus tratos e contam com a ajuda de gatos para acelerar o processo terapêutico.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.