--by Vanessa Loschiavo

Antidepressivo X Benzodiazepínico

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
antidepressivos_x_benzodiazepinicos.jpg

Muitos médicos de outras especialidades tem o costume de passar benzodiazepínicos que são os calmantes. Muitas vezes estes são necessários, porém é preciso ter uma certa cautela. Tratar algum quadro, seja de ansiedade ou outro somente com o benzodiazepínico pode ser um pouco perigoso, devido a possível dependência que os calmantes podem causar ao longo do tempo.
Quadros como ansiedade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, depressão tem como tratamento de primeira escolha os antidepressivos.
Os benzodiazepínicos são coadjuvantes no tratamento, ajudam, mas não podem ser tratamento principal para não causar dependência e também porque são medicações mais limitadas em termos de tratamento.
Costumo dizer que os benzodiazepínicos são apaga incêndios e os antidepressivos evitam que surja o incêndio. Assim, é melhor prevenir. Os antidepressivos têm o papel de prevenir e não somente de reduzir um desconforto quando ele já se instalou. A importância dos calmantes é justamente numa situação de desconforto extremo poder ser utilizado e reduzir este desconforto. No início dos tratamentos podem ajudar muito, devido o antidepressivo demorar um pouco para iniciar a sua atuação, assim se ambos são usados em conjunto, ajuda para que os sintomas cedam mais rapidamente.
Existe uma diferença de atuação entre esses dois medicamentos, um pode ajudar o outro, mas a ressalva é que tratar por longo período apenas com o benzodiazepínico é que não é muito positivo. Pode ser um tratamento muito limitado, causando risco de dependência e tolerância, que é a necessidade de aumentar a dose, ou seja a medicação não faz efeito depois de um tempo e precisa ser aumentada periodicamente. E isso não ocorre com os antidepressivos.
É comum que as pessoas acreditem que fazer um tratamento psiquiátrico tem a ver com tomar medicamentos fortes, que causam dependência, ficar sonolento durante o dia e não poder realizar suas tarefas diárias. Muito pelo contrário. Realizar este tratamento quando bem indicado, tem a ver com reduzir os sintomas de doenças que estão limitando. Assim, reduzir a limitação e o indivíduo poder ir mais além.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.