--by Vanessa Loschiavo

Ansiedade 1

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
ansiedade_1.jpg

A ansiedade pode ter diversos graus. A ansiedade mais leve pode ser vista como um dinamismo, eficiência, não prejudicando tanto o desempenho. Apresentando sintomas mais tênues. , mas já levando `a angústia e sofrimento. Já num grau mais avançado, pode levar `a aceleração do pensamento, dificuldade de finalizar tarefas, realizar diversas tarefas ao mesmo tempo de forma desordenada, com falta de concentração e de foco de atenção. Como também insônia, pensamentos negativos, irritabilidade, preocupação com o futuro em demasia, medo, podendo desenvolver sintomas físicos, enxaqueca, fibromialgia, gastrite, pressão alta, entre outros. A ansiedade, neste estágio pode abalar a adaptação `a uma rotina, gerando enorme sofrimento e muitas vezes acompanhado de desgaste físico. O indivíduo mantendo-se ansioso por muito tempo e num grau severo pode gerar uma depressão secundária, ou seja, uma sobreposição de um quadro ao outro. Pode também chegar a manifestar mal estar físico súbito repentinamente, crises de ansiedade intensa, e de forma recorrente, o que conhecemos como síndrome do pânico. Muito mais importante do que prender-se `a um diagnóstico é detectar o que originou o quadro, e encontrar uma forma de reverter.
Muitas vezes, temos o costume de ir vivendo de forma automática sem muito refletir sobre o que gostamos ou não gostamos. Sem ouvir a nossa voz interior que é o sinalizador mais genuíno e de maior valor que temos. E com esta atitude, vamos nos distanciando de nós mesmos. É desta forma que vão surgindo quadros psíquicos, lentamente. E quanto mais nos distanciamos de nós mesmos, maior podem ser os sintomas, sejam eles ansiosos, depressivos, obsessivos, ou outros.
O tratamento pode ser de diversas formas, a ser indicado por um profissional: Um medicamento alopático para freiar a sintomatologia mais aguda e sofrida; o início de um tratamento homeopático; realizar uma psicoterapia; ou diversas outras técnicas que o indivíduo se adapte e tenha resposta; ou a composição delas. O fato é que qualquer uma dessas técnicas deverá amenizar, reduzir os sintomas, para que pouco a pouco o indivíduo vá encontrando o seu caminho, ouvindo sua voz interior , mudando a sintonia do pensamento, ficando mais reflexivo e menos automatizado.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.