--by Vanessa Loschiavo

Você prefere cuidar da saúde ou da doença ?

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
voce_prefere_cuidar_da_saude_ou_da_doenca.jpg

O ser humano é movido pelo questionamento. Esta questão acima é bastante interessante. Desta vez, vou responder. Se não cuidarmos de nossa saúde, certamente cuidaremos da doença. A vida nos traz escolhas. E muitas vezes fazemos escolhas sem perceber. Se o indivíduo está tão mergulhado em sua própria rotina que não consegue parar para refletir sobre si mesmo, sobre suas necessidades e interesses, isso já é uma escolha. Digo que muitas vezes, podemos fazer uma escolha sem nos darmos conta dela, e sim movido pelo impulso ou pelos atropelos da vida.
É preciso parar e pensar o que queremos:
– Cuidar do emocional, ou das consequências da desestabilização emocional ? Consequências como úlcera, infarto, câncer, entre outras.
– Cuidar da alimentação mais balanceada, ou necessitar de medicamentos como sinvastatina para o colesterol, metiformina para diabetes?
– Conversar com frequência com os familiares, filhos ou ser surpreendidos com atitudes, comportamentos de desajuste?
– Refletir sobre os objetivos pessoais, desconfortos, ou ter sintomas de pânico sem se dar conta dos motivos?

Acredito que a prevenção de uma doença está mais nas mãos do próprio paciente do que nas mãos dos médicos.
Essa busca pessoal, essa escolha a qual me refiro no texto, é preciso ser feita. Do contrário, será necessário cuidar das consequências: a doença.
Lembrando que o adoecer que pode ser físico ou psíquico, é uma nova chance do ser se integrar, refletir e poder fazer uma nova escolha.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.