--by Vanessa Loschiavo

Transtorno misto de depressão e ansiedade

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0

Pessoa com característica ansiosa pode estar sempre antecipando situações, ter pensamento acelerado, e com o passar do tempo ir cronificando, intensificando os sintomas como preocupação com o futuro, pensamentos negativos, aumento da aceleração do pensamento gerando desorganização na rotina, não finalização de tarefas, falta de concentração e atenção, irritabilidade e insônia. Esses sintomas geram um desgaste físico propiciando doenças, devido o organismo estar num alerta constante. Assim, pode surgir hipertensão arterial, gastrite, doenças autoimunes, disfunção da tireóide, entre outras. Há então, um desgaste físico, como também mental, surgindo desânimo, tristeza, desesperança, falta de objetivo, ou seja sintomas depressivos.
Um quadro de ansiedade não tratado tem um grande gasto de energia, muitas vezes gerando uma depressão concomitante. É muito comum haver a sobreposição da depressão em uma pessoa ansiosa.
Como em todas as doenças o tratamento precoce evita piora e evolução do quadro clínico.
Para evitar a instalação da ansiedade e esta progressão com sintomas depressivos, ficam algumas dicas:
– Tentar trazer o pensamento para o presente; considerando que o pensamento no passado está ligado a depressão, e pensamento no futuro está ligado a ansiedade;
– Buscar atividades que possam trazer um equilíbrio. Uma pessoa ansiosa precisa de atividades que relaxam, treine a respiração e o pensamento, como a meditação e a yoga;
– Aprender a acolher as emoções como: medo, tristeza, ansiedade, angústia, desespero, raiva;
– Encontrar maneiras de deixar as emoções se dissiparem sem se prender a elas;
– Tentar resolver traumas passados;
– Compartilhar emoções com familiares e amigos;
– Realizar atividades que gerem prazer, como atividade física ou algo ligado a arte;
– Buscar ajuda, seja ela psiquiátrica ou psicoterápica, se perceber a evolução clínica, falta de controle e de adaptação a própria vida.

Sabemos que não é fácil apresentar esta instabilidade emocional, mas percebo a boa evolução de cada pessoa que busca tratamento psiquiátrico e psicoterápico. É importante que o tratamento impulsione o paciente a se redescobrir e se superar. São as situações de crise que faz com que possamos extrair o nosso melhor.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.