--by Vanessa Loschiavo

TERAPIA DE VIDA PASSADA

17 de novembro de 2016 by Vanessa Loschiavo0
t_v_p-1.jpg

Gostaria de esclarecer algumas questões a respeito da Terapia de Vida Passada (TVP). Acredito que esse não seja o melhor nome para essa técnica, já que ela é uma ¨ferramenta¨ usada dentro de um processo psicoterápico. A terapia é o processo psicodinâmico entre o terapeuta e o cliente e nesse processo podem ser usadas diferentes técnicas, sendo uma delas a regressão de memória. O nome Terapia de Vida Passada acabou sendo cunhado pelo Dr. Morris Netherton nos anos 70, depois de ter ele próprio passado por uma experiência onde vivenciou uma vida passada. A partir dessa experiência, Netherton passou a se dedicar ao tema, realizando pesquisas que lhe permitiram consolidar essa técnica terapêutica.

O objetivo da regressão é levar o cliente a relembrar fatos traumáticos reprimidos no inconsciente, que podem ser lembranças da infância, vida intra-uterina ou de supostas vidas passadas e qualquer material inconsciente. É importante lembrar que estas memórias podem ser construídas, isto é, elas provavelmente não representem a realidade exata dos fatos como ocorreram, mas são a realidade psíquica do indivíduo e esses conteúdos são fundamentais para o trabalho psicoterapêutico. Por isso não importa se o cliente acredita ou não em reencarnação, nem saber se tudo realmente aconteceu. A finalidade principal é usar esse material para ajudar a pessoa a reconhecer padrões inconscientes, crenças limitantes e fatores que vem perpetuando a dor e o sofrimento na sua vida. Abrindo novos caminhos e possibilidades para uma vida mais significativa e harmoniosa.

O terapeuta leva o cliente a acessar essas memórias ou conteúdos psíquicos através de um estado hipnótico leve a moderado, um relaxamento ou estado alterado de consciência. Quando a pessoa se encontra nesse estado, ela fica mais focada, mais concentrada no seu mundo interior e é capaz de entrar em contato com sua mente inconsciente, que é o reservatório de todas as nossas experiências, memórias, conhecimento. Os fatos lembrados podem vir à mente através de visualização, emoções, pensamentos, ou sensações. E após a regressão todo este vasto e rico material é usado na psicoterapia.

Ellen Hamacher Liepkaln

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.