--by Vanessa Loschiavo

Síndrome do Pânico e do Vaso Vagal

17 de abril de 2017 by Vanessa Loschiavo0
sindrome_panico_vaso_vagal.jpg

A Síndrome do Pânico (SP) é um quadro de ansiedade que cursa com mal estar físico súbito, como: taquicardia, aumento do suor, medo de passar mal ou de morrer, tontura, sensação de frio ou calor intenso.

É muito frequente, esses sintomas surgirem após longo período que o indivíduo estava com ansiedade, ou em desacordo interno com as suas necessidades. Pode ser acompanhado de Agorafobia que é o comportamento de evitar ambientes públicos com muitas pessoas onde o socorro fosse de difícil acesso. O indivíduo pode ter dificuldade em sair sozinho em longas distâncias, ou andar de condição pública, como metrô ou ônibus, ou até mesmo dirigir. A SP pode cursar com Agarofobia ou não.

Uma questão importante que ressalto é o diagnóstico diferencial com a Síndrome Vaso Vagal (SV). Este quadro cursa com tontura, síncope ou pré-síncope (sensação de desmaio), sendo que a síncope é precedida por suores frios, palidez, escurecimento da visão. Estes sintomas ocorrem quando o nervo vago é ativado.

O nervo vago nasce dentro cérebro e envia ramos para várias partes do corpo, inerva diversos órgãos, como o coração, estômago, laringe, pulmão, esôfago, intestinos, pele, bexiga, etc. É através dele que o cérebro recebe as informação do estado das nossas vísceras. O nervo vago também é responsável pelo controle de algumas das funções destes órgãos, como a produção de suor, a frequência cardíaca, a pressão arterial, movimentos dos intestinos , entre outras.

O nervo vago pode ser ativado por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, pela falta de hidratação ou quando a bexiga ou estomago ficam muito cheios, por medo ou estados de ansiedade intensa.

É comum o indivíduo ter sintomas inespecíficos da SV e ao chegar ao pronto socorro pode ser diagnosticado SP, devido o mal estar que gera a SV, podendo ser confundida com a SP e também porque a SV gera muitos sintomas de ansiedade. Ambos quadros podem coexistir juntos, ou um influenciar o início do outro. Assim, os sintomas vagais podem ser sobrepostos pelos sintomas de ansiedade da SP, ou podem ser ativados por ela. A síndrome do vaso vagal pode ser diagnosticada quando o Tilt teste vem positivo. O tratamento consta com alguns cuidados em relação a boa hidratação, alguns exercícios específicos para a panturrilha, evitar ficar com o estomago ou bexiga muito cheios, e cuidar do emocional. Em alguns casos é necessário tratamento medicamentoso.

 

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.