--by Vanessa Loschiavo

Sensibilidade ao Glúten e Depressão

12 de setembro de 2016 by Vanessa Loschiavo0
Sensibilidade_gluten_depressao.jpg

Existe uma nova pesquisa muito importante entre pessoas com depressão, ansiedade, ou mesmo outros quadros psiquiátricos, que é a avaliação se o paciente tem sensibilidade ao glúten.

O glúten é uma proteína grande que interfere no sistema imunológico, gerando um processo inflamatório. Ele afeta em primeiro lugar o sistema digestivo e em segundo o sistema nervoso.

O glúten pode ser responsável por transtorno psíquico em pessoas sensíveis, na medida em que ao passar pelo aparelho digestivo, pode causar um vazamento intestinal, e ir para a corrente sanguínea, chegando ao cérebro. Esta proteína é parecida com proteínas do organismo, inclusive do cérebro e das células nervosas. O sistema imunológico é ativado e ataca os tecidos (numa reatividade cruzada), resultando em inflamação, ao confundir o glúten com as proteínas do próprio organismo. Isso gera uma alteração da circulação cerebral, resultando também na ansiedade e depressão entre outros transtornos, até neurológicos como a esclerose múltipla.

Além dos problemas de circulação local, no intestino, ou cerebral, ocorre também uma alteração de absorção das proteínas necessárias ao organismo, como o aminoácido triptofano que é responsável pelo relaxamento e bem-estar. A sua deficiência é responsável pela depressão e ansiedade, entre outros fatores.

O cuidado é que esta não é uma pesquisa frequentemente realizada pelos médicos e muitas vezes a depressão ou ansiedade é tratada com antidepressivo, sem considerar a sensibilidade ou intolerância ao glúten (doença celíaca) como uma causa do transtorno psíquico. A depender dos sintomas, o antidepressivo está bem indicado, mas encontrar a origem das alterações cerebrais é muito importante, pois em muitos casos conseguimos retirar os antidepressivos se a dieta sem glúten é seguida a risca. Vale ressaltar que a retirada desta proteína para as pessoas sensíveis a ela traz uma melhora do cansaço, ânimo, aprendizado, disposição física, melhora de dores articulares, equilíbrio endocrinológico.

O diagnóstico da sensibilidade e intolerância ao glúten não é simples, mas temos marcadores de anticorpos recentes que ajudam na direção do tratamento. Uma vez diagnosticado um desses dois quadros, é preciso uma conscientização para a retirada completa do glúten da dieta.

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.