--by Vanessa Loschiavo

Quatro passos para equilibrio emocional

18 de junho de 2017 by Vanessa Loschiavo0
4_passos_para_equilibrio_emocional.jpg

O equilíbrio emocional é a base para o sucesso, seja no âmbito profissional, pessoal ou para superar alguma dificuldade.

Convido a refletir sobre o assunto, em especial sob 4 pontos de vista:

1 – Cuidar dos pensamentos:

É muito importante cuidar dos pensamentos, pois é a origem dos sentimentos. Um pensamento pode ser o gerador do medo, tristeza, ansiedade. É muito comum ter um pensamento recorrente, obsessivo em um determinado assunto que acaba se tornando improdutivo. Os pensamentos podem estar a favor ou contra o próprio indivíduo. Existem pensamentos que são “armadilha” e agem contra a própria pessoa, como exemplo o pensamento de menos valia, ou desesperança, no qual a ideia recorrente fica em não conseguir o que se deseja, ou não ser merecedor de algo positivo na vida. O importante é detectar esses pensamentos e perceber que são apenas pensamentos, podendo aos poucos afasta-los da mente, ou seja tentar estar atento a eles. Ao detectar os pensamentos “armadilhas”, e colocar freio neles, estes não tomam força e assim não geram sentimentos ruins. Sabendo que os sentimentos ruins ao longo do tempo podem se transformar em sintomas. Assim, cultivar bons pensamentos pode ser transformador.

2 – Cultivar laços:

Ter laços e cultivá-los ajuda o ser humano a viver, a ter um conforto emocional. Compartilhar a vida com alguém, pertencer a um grupo de pessoas ajuda no equilíbrio. Na família ocorre ensaios para a vida, principalmente em relação aos laços afetivos. É muito comum pessoas fazerem muito por quem se ama, como exemplo pais tentando se superar pelo amor aos filhos. O amor por alguém ajuda a trazer sentido a própria vida.

3 – Pensar no momento presente:

Um exercício bastante positivo que ajuda a aliviar os sofrimentos é pensar sempre no momento presente. É estar presente em cada atividade que se faz, é não ter a atenção dividida em várias situações. É não estar realizando uma atividade de forma automática com pensamento em outro lugar. Isso traz um grande gasto de energia e é acelerador de pensamento, levando a ansiedade. Manter o pensamento no passado é indicativo de depressão, e estar com o pensamento sempre no futuro tem a ver com ansiedade. Um antídoto, para esses quadros psíquicos pode ser trazer o pensamento para o momento presente.

4 – Estar a favor da própria essência:

Não são todos os momentos da vida que é possível fazer somente o que se agrada, porém existem situações, atividades que se distanciam da essência do indivíduo, ou seja vai contra os valores deste. Buscar sempre estar em equilíbrio com a própria essência é apaziguador, traz equilíbrio. Quando o indivíduo se distancia de suas necessidades acaba gerando sintomas, e ao não perceber esta dinâmica, vai produzindo mais sintomas, na medida que o ser não fica a favor de suas necessidades.

Essas quatro sugestões ajudam a prevenir a instalação de um desequilíbrio psíquico e até um transtorno psiquiátrico. Entendendo que são vários os fatores que estão ligados a uma doença psiquiátrica, e que esta tem início lentamente. Mas se o indivíduo estiver agindo a seu favor, vivendo o momento presente, cuidando dos pensamentos e de seus laços afetivos, pode manter um equilíbrio emocional.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.