--by Vanessa Loschiavo

Os benefícios do sono

29 de março de 2021 by Vanessa Loschiavo
Sono.jpg

Por que o sono é essencial?

É importante ter uma boa qualidade de sono para o descanso, para refazer energias para o próximo dia. Além de trazer um relaxamento, o sono ajuda o corpo a manter o equilíbrio, um bom funcionamento, a homeostase. Mantém o equilíbrio do sistema imunológico, endocrinológico, neurológico, entre outros.
Manter a regularidade de uma boa noite de sono, ajuda:
– Evitar a obesidade: durante o sono, leptina (hormônio) é produzido e é responsável pela sensação de saciedade. Grelina é um hormônio que desencadeia a fome. Assim pessoas com insônia ou apnéia do sono podem ter mais vontade de comer pela diminuição da leptina e aumento da grelina.
– Memória: estudos indicam que a privação de sono leva uma perda de conectividade dos neurônios no hipocampo, região do cérebro responsável pelo aprendizado e memória. O sono promove a fixação da memória a nível molecular.
– Regulação da Glicemia, evitando Diabetes: É durante o sono que alguns hormônios são liberados, como o cortisol que é responsável na regulação do nível de açúcar no sangue, como também controla o estresse. Sono adequado produz a insulina e com a falta de sono essa produção é inadequada, aumentando a concentração de açúcar no sangue. A privação do sono aumenta a produção de glicemia e triglicérides no fígado, aumentando assim a resistência à insulina.
Equilíbrio da pressão arterial, evitando a Hipertensão: A insônia gera estresse, irritabilidade, influenciando à longo prazo o aumento da pressão arterial, causando hipertensão.
– Evitar depressão: estudos descrevem que dormir menos que 6 horas por noite aumenta a chance de desenvolver depressão. Aumenta o desânimo, irritabilidade, piorando a qualidade de vida.
– Evitar ansiedade: a falta de sono pode ser gerador de ansiedade, na medida em que proporciona irritabilidade e grande angústia no momento de dormir.
É importante ressaltar que a ansiedade e depressão também podem cursar com insônia, mas a falta de sono, ou a insônia primária (ou seja, que não é secundária a outro quadro), geram quadros depressivos e/ou ansiosos.
Uma boa qualidade de sono tem relação com uma boa qualidade de vida, assim se a boa higiene de sono foi realizada e não trouxe equilíbrio do sono é preciso de uma avaliação mais aprofundada para encontrar alguma alternativa de tratamento que pode ser diversa, desde uso de chás, homeopatia, óleo essenciais, acupuntura, psicoterapia até tratamento medicamentoso, depende da gravidade.
Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo
Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.