No limite da Normalidade – Depressão

no_limite_normalidade.jpg

Todas as pessoas tem dificuldades emocionais, podem ter vícios de diversas ordens, instabilidade de humor, uma tristeza sem detectar o motivo, vazio, insatisfação mesmo conquistando o que se deseja, irritabilidade constante chegando a comportamento explosivo, manias, tiques, preocupação por antecipação que gera sofrimento, acordar cansado e sem força para levantar, enfim os sintomas psíquicos podem ser diversos. Afinal, somos seres humanos! Mas o que pode diferenciar algum desvio de comportamento mais leve de um transtorno? A diferença está na maneira como se lida com a emoção, com o desconforto.

O que diferencia uma tristeza pontual, em relação a algum acontecimento difícil, de uma depressão é como se reage a esta tristeza, a intensidade e o tempo que ela se mantém. Reagir, tentando manter uma rotina diária, ter uma compreensão mais ampla da situação, buscar o conforto seja por uma religião, ou atividade que traga um equilíbrio, pode ajudar a esta tristeza não se manter. A depressão é uma tristeza que vai se perpetuando, o paciente não vai reagindo, vai se isolando, havendo uma quebra de sua rotina diária. A pessoa começa a não conseguir mudar o padrão mental de tristeza, surgindo outros sintomas, como desânimo, cansaço, irritabilidade, insônia ou hipersônia, alteração do apetite, entre outros. Desta forma, a tristeza vai tomando uma força maior e durando, em geral, mais do que duas semanas, segundo o DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais).

Para quem interessar deixo abaixo as características do Transtorno Depressivo Maior, segundo o DSM-V no link: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp…

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta
www.essenciadamente.com.br


A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.

Saiba Mais

Essência da Mente 2024. Todos os direitos reservados.