--by Vanessa Loschiavo

Ação da meditação nas células

16 de outubro de 2017 by Vanessa Loschiavo0
Acao_da-meditacao_nas-celulas.jpg

Estudo Canadense, liderado por Linda Carlson, publicado na revista Galileu, descobriu que a meditação é capaz de alterar fisicamente as células de pessoas que tiveram câncer de mama.

Participaram 88 pessoas que tinham em média 55 anos, com até dois anos após o tratamento de câncer e foram analisadas por 12 semanas.

Essas pessoas foram divididas em três grupos: o controle, um grupo que praticou Hatha ioga com professor por 90 minutos semanais e praticou em casa 45 minutos diários e o último participou de um grupo semanal para expor sentimentos e também um workshop sobre técnicas de redução de estresse.

Foram analisadas amostras de sangue dos grupos. Constataram que os dois grupos que passaram pelos encontros, os telômeros estavam preservados, diferente do grupo controle.(Telômeros são proteínas protetoras existentes nas extremidades dos cromossomos nas células, tendo como ação principal impedir o desgaste do material genético).

Esta é uma pesquisa inicial, mas já animadora que merece ser continuada em relação à influência da meditação sobre as células.

As emoções direcionam a saúde podendo influenciar positiva ou negativamente a depender da qualidades das emoções. São diversas abordagens que podem ajudar o indivíduo a manter o seu equilíbrio emocional, como práticas de psicoterapias e também a meditação, que é um recurso que o paciente pode lançar mão, tendo como hábito. Podemos considerar que a meditação é um ato de amor consigo mesmo, e reflete a nível físico.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.