--by Vanessa Loschiavo

Inteligência Emocional

19 de março de 2018 by Vanessa Loschiavo0
inteligencia_emocional.jpg

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E EVOLUÇÃO

Ter um alto grau de Inteligência Emocional (IE) é algo decisivo para resolução de dificuldades interpessoais, como também pessoais. A IE tem um valor maior do que apenas um alto QI (coeficiente de inteligência). É lógico que pessoas com alto QI podem ser brilhantes na resoluções mais técnicas, porém ter um alto QI não implica em ter um excelente profissionalismo e liderar pessoas.

Já a IE interpessoal gera líderes que em geral tem a capacidade de compreender o sofrimento alheio, motivar pessoas. E a IE pessoal, ajuda no autoconhecimento, no sentido de conhecer suas próprias emoções; a ter um autocontrole, tendo a possibilidade de controlar seus próprios impulsos, modificar o estado de ânimo, pensar antes de falar; a ter motivação para chegar em seus próprios ideais, cumprindo metas, tendo coragem para superar obstáculos; a ter empatia, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o mundo emocional de pessoas que o cercam, gerando uma boa capacidade de convivência em grupo.

Sabemos que a evolução de um indivíduo modifica pessoas ao redor e esse efeito vai ocorrendo em cadeia, assim a evolução pessoal afeta e atua sobre o todo.

O medo é a emoção que bloqueia a inteligência emocional, e pode ser combatido com autoconhecimento, confiança e amor. Autoconhecimento, na medida em que se percebe as próprias limitações; confiança é um grande antídoto para o medo e amor que é o sentimento que pode encontrar resolução para qualquer situação de dificuldade, objetivo maior da vida que é aprender e praticar o amor.

As emoções são treináveis. Uma resposta emocional a estímulos gera ativação de uma rede de neurônios, como uma resposta condicionada que se repete com o mesmo estímulo induzindo ao mesmo comportamento, inconsciente e de baixa vibração. Esse é um momento que o indivíduo pode se perceber na iminência de um desequilíbrio e encontrar maneiras de modificar-se internamente. Neste momento, a IE pode estar atuando.

O exercício da IE pode ajudar na evolução. Com o crescimento do coeficiente de inteligência emocional, percebe-se que é necessário o bem comum, afinal, somos todos um. Assim, nasce uma vontade de poder ajudar e transformar não somente a si, como também ao próximo. Assim, se dá a evolução das pessoas que tem uma conexão entre si, na medida que o progresso individual atinge o coletivo.

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.