--by Vanessa Loschiavo

Os benefícios da Melatonina

24 de maio de 2017 by Vanessa Loschiavo0
os_bebenficios_da_melatonina-2.jpg

A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal, responsável pelo ciclo circadiano ( relógio biológico). Sua produção é estimulada pela escuridão e inibida pela luz. Exatamente por isso que é muito importante dormir num ambiente escuro. Assim, a melatonina é produzida e ao receber a primeira luz do dia, esta produção se encerra e a melatonina é transformada em serotonina, substância responsável pelo bom humor. Um indivíduo que não dorme bem, ou que dorme com a luz acesa, ou televisão ligada, não tem a devida produção da melatonina, e como consequência, não tem uma razoável produção de serotonina, podendo precipitar sintomas depressivos.

A fabricação de melatonina depende da presença do triptofano (aminoácido). Leite e derivadas, batata, abacate, castanhas, nozes e banana são ricos em triptofano.

Existem hábitos que podem aumentar a fabricação de melatonina:

  • Uma boa alimentação (alimentos livres de agrotóxicos)
  • Manter uma rotina diária de alimentação e sono ( Almoçar, jantar e dormir sempre no mesmo horário, pode ajudar na produção de melatonina também sempre no mesmo horário),
  • Diminuir o estresse ( o estresse eleva o cortisol e adrenalina aumentando radicais livres e propiciando maior lesão celular)
  • Reduzir o máximo de contato com substâncias químicas,
  • Manter boa higiene do sono ( desacelerar antes de dormir, ter um ambiente escuro para adormecer)

A melatonina tem uma função importante no sono, como também tem função antioxidante. Previne os danos celulares provocados pelos radicais livres ( são moléculas instáveis, produzidas pelas células durante o processo de queima de oxigênio, provocam reação inflamatória) . Assim, a melatonina retarda o processo de envelhecimento.

No Brasil, a Anvisa, recentemente, liberou a utilização da melatonina sintética como prescrição médica.

A melatonina pode ser usada, se assim for prescrito por um médico. E não há risco de redução da fabricação da melatonina endógena, neste caso.

Existem diversos estudos sobre os benefícios do uso da melatonina em algumas enfermidades.

  • Estudos que demonstram que a melatonina tem atuação na prevenção de enxaqueca.
  • Sobre a obesidade, pesquisas demonstraram que a redução da melatonina induz a resistência a insulina, intolerância a glicose, transtorno de sono, levando a obesidade.
  • Ainda está em pesquisa, a utilização da melatonina em pessoas com câncer, com conclusões animadoras, em alguns dos estudos.
  • Alguns artigos concluem que a menor fabricação de melatonina está ligada a uma maior chance de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Existem estudos que descrevem boas respostas no uso de melatonina no transtorno de sono e dermatite atópica em crianças.

Podemos concluir que a produção de melatonina pelo organismo, é muito importante para uma boa qualidade de vida. A melatonina pode ser prescrita em algumas situações, considerando que bem indicada pode ser de grande ajuda para o equilíbrio do indivíduo.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.