Os benefícios da Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal, responsável pelo ciclo circadiano ( relógio biológico). Sua produção é estimulada pela escuridão e inibida pela luz. Exatamente por isso que é muito importante dormir num ambiente escuro. Assim, a melatonina é produzida e ao receber a primeira luz do dia, esta produção se encerra e a melatonina é transformada em serotonina, substância responsável pelo bom humor. Um indivíduo que não dorme bem, ou que dorme com a luz acesa, ou televisão ligada, não tem a devida produção da melatonina, e como consequência, não tem uma razoável produção de serotonina, podendo precipitar sintomas depressivos.
A fabricação de melatonina depende da presença do triptofano (aminoácido). Leite e derivadas, batata, abacate, castanhas, nozes e banana são ricos em triptofano.
Existem hábitos que podem aumentar a fabricação de melatonina:
- Uma boa alimentação (alimentos livres de agrotóxicos)
- Manter uma rotina diária de alimentação e sono ( Almoçar, jantar e dormir sempre no mesmo horário, pode ajudar na produção de melatonina também sempre no mesmo horário),
- Diminuir o estresse ( o estresse eleva o cortisol e adrenalina aumentando radicais livres e propiciando maior lesão celular)
- Reduzir o máximo de contato com substâncias químicas,
- Manter boa higiene do sono ( desacelerar antes de dormir, ter um ambiente escuro para adormecer)
A melatonina tem uma função importante no sono, como também tem função antioxidante. Previne os danos celulares provocados pelos radicais livres ( são moléculas instáveis, produzidas pelas células durante o processo de queima de oxigênio, provocam reação inflamatória) . Assim, a melatonina retarda o processo de envelhecimento.
No Brasil, a Anvisa, recentemente, liberou a utilização da melatonina sintética como prescrição médica.
A melatonina pode ser usada, se assim for prescrito por um médico. E não há risco de redução da fabricação da melatonina endógena, neste caso.
Existem diversos estudos sobre os benefícios do uso da melatonina em algumas enfermidades.
- Estudos que demonstram que a melatonina tem atuação na prevenção de enxaqueca.
- Sobre a obesidade, pesquisas demonstraram que a redução da melatonina induz a resistência a insulina, intolerância a glicose, transtorno de sono, levando a obesidade.
- Ainda está em pesquisa, a utilização da melatonina em pessoas com câncer, com conclusões animadoras, em alguns dos estudos.
- Alguns artigos concluem que a menor fabricação de melatonina está ligada a uma maior chance de desenvolver diabetes tipo 2.
- Existem estudos que descrevem boas respostas no uso de melatonina no transtorno de sono e dermatite atópica em crianças.
Podemos concluir que a produção de melatonina pelo organismo, é muito importante para uma boa qualidade de vida. A melatonina pode ser prescrita em algumas situações, considerando que bem indicada pode ser de grande ajuda para o equilíbrio do indivíduo.