A Importância da família
O equilíbrio de todos componentes da família é de grande importância para a formação do indivíduo.
Qualquer um que esteja em desequilíbrio influencia os demais. A família é um exemplo de um sistema de interligação, sendo os pais totalmente responsáveis pelos filhos na infância e através do treino de autonomia, a criança vai tendo mais habilidade nos cuidados com ela mesma. A harmonia em família é realmente uma arte.
Frequentemente, pais são confrontados com suas maiores dificuldades e praticamente obrigados a revê-las e modificá-las a depender da demanda do filho. Quantas vezes, pais muito metódicos são obrigados a flexibilizar com filhos que apresentam uma desorganização, até orgânica como nos casos de dislexia ou déficit de atenção. O desafio não é só da criança, como também dos familiares, também em rever sua própria tendência, para não haver um confronto e perdas na relação entre pais e filhos.
Quanta evolução pessoal essas dinâmicas trazem. A necessidade de revisão das próprias tendências sempre ocorre com a vinda dos filhos. Os problemas acontecem quando os pais querem encaixar a criança numa forma que não é a dela.
O aprendizado acontece por duas vias, pais “ensinam” filhos e filhos “ensinam” pais. Basta estar atento! O desafio não é pequeno, mas pode ajudar:
-Ter atenção às próprias necessidades, ou seja, estar em paz consigo mesmo,
-Manter o diálogo , pais com filhos, entre os pais, resolvendo sempre as discórdias com bastante conversa,
-Estar atento a necessidade do outro,
-Buscar ajuda de profissional da área quando se fizer necessário.
A família é um pequeno sistema onde se aprende a ligação com outras pessoas. Este aprendizado terá aplicação direta na vida dos filhos na fase adulta. Iniciando um novo ciclo.
O equilíbrio emocional individual é muito importante para a harmonia da família que é a base para uma convivência pacífica no mundo!
Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta
www.essenciadamente.com.br