Fibromialgia
A Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta, principalmente, com dores em várias regiões do corpo. Associado à dor, surgem sintomas como cansaço, sono não reparador e outras alterações, como problemas de memória e concentração, sintomas ansiosos e depressivos, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.
Qual a causa da Fibromialgia?
Não existe ainda uma causa definida, mas estudos mostram que os pacientes com Fibromialgia apresentam uma sensibilidade maior à dor. Na verdade, seria como se o cérebro das pessoas com Fibromialgia interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso para fazer a pessoa sentir mais dor.
As mulheres são mais acometidas que os homens e é frequente um histórico de Fibromialgia entre membros da mesma família.
Existe relação entre Depressão e Fibromialgia?
A depressão é muito frequente na Fibromialgia, estando presente em até 50% dos pacientes. O paciente deprimido também apresenta distúrbio do sono e fadiga, sintomas comuns na Fibromialgia. É importante frisar, no entanto, que Depressão e Fibromialgia são condições clínicas diferentes. Da mesma forma, vários estudos confirmaram que a dor sentida pelo paciente com Fibromialgia é real, e não imaginária ou “psicológica” como alguns supunham.
Tratamento:
O tratamento é geralmente feito por uma equipe multidisciplinar . Podem ser usados no tratamento tanto medicamentos, como os antidepressivos e anticonvulsivantes quanto medidas comportamentais, atividades físicas e acupuntura.
Thaysa Mara Gazotto Neves