--by Vanessa Loschiavo

Tratamento Natural no TDAH

14 de março de 2017 by Vanessa Loschiavo0
tratamento_natural_tdah.jpg

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma disfunção cerebral que gera muito desconforto.

Sintomas comuns de desatenção são:
-Deixar de prestar atenção a detalhes ou cometer erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou durante outras atividades
– Ter dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas
– Não escutar quando lhe dirigem a palavra
– Não seguir instruções e não terminar deveres de casa, tarefas domésticas ou tarefas no local de trabalho
– Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades
– Evitar, não gostar ou relutar em se envolver em tarefas que exijam esforço mental prolongado (tarefas escolares, deveres de casa, preparo de relatórios etc.)
– Perder objetos necessários às tarefas ou atividades
– Ser facilmente distraído por estímulos externos (para adolescentes mais velhos e adultos pode incluir pensamentos não relacionados)
– Ser esquecido em relação a atividades cotidianas.

Sintomas comuns de hiperatividade e impulsividade:
-Remexer ou batucar mãos e pés ou se contorcer na cadeira
– Levantar da cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado (sala de aula, escritório, etc.)
– Correr ou subir nas coisas, em situações onde isso é inapropriado ou, em adolescentes ou adultos, ter sensações de inquietude
– Ser incapaz de brincar ou se envolver em atividades de lazer calmamente
– Não conseguir ou se sentir confortável em ficar parado por muito tempo, em restaurantes, reuniões, etc.
– Falar demais
– Não conseguir aguardar a vez de falar, respondendo uma pergunta antes que seja terminada ou completando a frase dos outros
– Ter dificuldade de esperar a sua vez
– Interromper ou se intrometer em conversas e atividades, tentar assumir o controle do que os outros estão fazendo ou usar coisas dos outros sem pedir.

Existem diversos graus em relação a estes sintomas. Existem crianças que não se integram em uma sala de aula devido a sintomas muito intensos, ou adultos que não conseguem se manter no trabalho. Assim, se faz necessário uma tratamento com medicamentos específicos, como os estimulantes (Ritalina, Concerta, Venvanse), juntamente com terapias.

Existem também quadros mais brandos de sintomas que podem ter ajuda por outras formas de tratamento, como : Homeopatia, Medicamentos naturais (fitoterapia) e nutrientes cerebrais. É sempre de grande ajuda as diversas psicoterapias existentes, como: Terapias psicopedagógicas, Terapia Cognitiva Comportamental, Programa de Enriquecimento Instrumental- PEI, treinamento cerebral de neuroplasticidade – Cogmed, entre outras.

A junção das terapias com tratamento homeopático aliado ao tratamento natural juntamente com componentes que elevam a nutrição cerebral, pode trazer equilíbrio ao paciente e alívio dos sintomas com maior integração a vida.

Existem estudos com ervas que podem ser manipuladas e que melhoram a atenção, aliviam a agitação, sono, irritabilidade, sintomas ansiosos e auxiliam na memória. São elas: Ginkgo biloba, Panax ginseng, Panax quinquefolius, Bacopa monnieri, Centella asiática, Passiflora, Picnogenol, Rhodiola rósea, Ningdong, Valeriana.

Existem componentes que podem ajudar na nutrição cerebral, ou seja, aumentar o aporte de energia cerebral, são eles: Co Q10, D-ribose, Acetil – L carnitina, Magnésio, Zinco, Vitamina B6, Tirosina, Ácido gama amino butírico, Dimetilaminoetanol, ômega 3. Esses componentes podem ajudar a minimizar os sintomas de cansaço, falta de energia, dificuldade no aprendizado que ocorre com frequência no déficit de atenção.

Existem estudos que comparam o uso do Ginkgo biloba associado ao ginseng, com respostas similares aos efeitos da Ritalina. Isso não quer dizer que é tratamento para todas as pessoas com déficit de atenção e hiperatividade, e sim que se ampliam os estudos e aumentam as possibilidades de tratamento pela via natural, o que traz menos efeitos colaterais e menor índice de dependência. Cada caso precisa ser avaliado individualmente para encontrar o tratamento mais efetivo e com menor risco de efeito colateral.

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.