--by Vanessa Loschiavo

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

4 de outubro de 2017 by Vanessa Loschiavo0
toc.jpg

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)

A pessoa que tem transtorno obsessivo compulsivo é aprisionada pelos sintomas, sejam eles pensamentos obsessivos ou compulsões.


Os pensamentos obsessivos não são desejados, são recorrentes, podem ter diversos conteúdos, como limpeza, envenenamento, medo de possuir doenças incuráveis e outros, sendo que o indivíduo não tem controle sobre eles.


As compulsões são comportamentos repetitivos, rituais, como verificação repetitiva, lavagem das mãos, entre outros. E caso, o paciente tente bloquear, não manifestar os sintomas, acaba causando uma enorme ansiedade.


É comum os pensamentos obsessivo se repetirem até a realização de um ato compulsivo que acaba aliviando a ansiedade.


Esses sintomas podem ter uma dimensão pequena e estar sob controle, não ser percebido no trabalho ou estar mais restrito no âmbito familiar. Mas pode chegar ao descontrole, produzindo grande ansiedade, ou mesmo sintomas depressivos pela exaustão que os sintomas geram.


As pessoas com TOC podem tentar esconder os sintomas que as afligem por vergonha, o que acaba retardando muito a busca por tratamento.


É uma doença que tem herança genética, e a sua manifestação pode ocorrer em decorrência a algum stress grande.


O tratamento indicado é a psicoterapia combinada com tratamento medicamentoso a depender da gravidade e da limitação que a doença esteja gerando. Os antidepressivos, em especial os inibidores da receptação de serotonina, atuam muito bem na redução dos sintomas, para que o paciente possa ter novamente o controle de si mesmo podendo fazer suas escolhas.


Existem filmes que retratam bem o sofrimento de pessoas com TOC, como “Melhor impossível”, ou “O lado bom da vida”.
Crianças, em geral podem ter certos rituais, mas vale observar e não incentivar a perpetuação dos mesmos.


A recomendação é ter um alerta se os sintomas interferem demais nas atividades diárias, ou mesmo dos familiares. E em caso afirmativo, buscar ajuda de profissional da área, quanto mais rápido for realizado o tratamento, menor a chance de cronificar.

Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.