Transtorno de Pânico e Agorafobia
O transtorno de pânico é uma condição clínica que traz grande desconforto. Não bastando seus sintomas que são intensos e limitantes pode surgir a agorafobia que, em geral, está associada `a crise de pânico. A agorafobia é um distúrbio de ansiedade, o indivíduo tem medo de determinadas situações que deflagrou crise de pânico e passa a evitá-las. Pode evitar dirigir, sair de casa sozinho, ir a locais com muita gente, pode ter medo de não conseguir ser socorrido a tempo.
Assim, a pessoa começa a limitar-se, não realiza escolhas em relação a própria vida livremente, leva em consideração os medos. Pode deixar de viajar, frequentar locais públicos, restringindo-se apenas `as obrigações. Muitas vezes, pode não conseguir desempenhar suas obrigações, o que torna o quadro ainda mais grave e limitante.
É preciso buscar um tratamento que em primeiro lugar, suspenda as crises e a fobia. A medicação tem papel fundamental. Posteriormente, encontrar a causa da instalação desta clínica, e assim poder se lançar, aos poucos em novas direções. Aceitando desafios.
A causa pode estar ligada a algum trauma sofrido como passar mal dentro de um elevador que quebrou. Mas pode estar também ligada a uma educação repleta de restrições, pais superprotetores que chamam atenção constantemente aos perigos da vida. Ou mesmo, pode ser deflagrada por alguma outra dinâmica pessoal.
Pode haver crise de pânico sem agorafobia, porém é difícil haver agorafobia sem transtorno de pânico.
Além do tratamento medicamentoso, é necessário realizar psicoterapia, e é neste momento que o indivíduo pode conseguir se superar e ir mais além, podendo encontrar-se verdadeiramente. O processo de melhora não é fácil, mas necessário para a busca de sua própria essência.