--by Vanessa Loschiavo

Transtorno de Estresse Pós traumático – TEPT

30 de junho de 2020 by Vanessa Loschiavo
tept.jpg

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT)

O TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático) segundo o DSM-V é um transtorno de ansiedade caracterizado por um conjunto de sintomas que envolvem a revivência, a evitação, o entorpecimento e a excitabilidade aumentada que são desencadeados após o indivíduo ter vivenciado ou testemunhado algum evento estressor traumático. Nos dias atuais, podemos observar a vivência da pandemia do Covid-19.

Os indivíduos acometidos pelo transtorno irão apresentar intenso sofrimento, prejuízo clínico, social e econômico significativos, crises conjugais, criação dos filhos, baixo nível de satisfação da vida, alteração no humor, sono e memória e por fim baixo rendimento no trabalho.

A TCC (Teoria Cognitiva Comportamental) observa este transtorno como um cuidado de saúde pública, já que as perdas para o indivíduo e a sociedade são gigantes.
No tratamento do TEPT utilizamos algumas técnicas da teoria cognitiva comportamental como:
– Treinamento de Inoculação de Estresse (TIE).
– Treinamento de Habilidades Sociais (THS).
– Treinamento de Autoinstrução (TAI).
– Dessensibilização Sistemática.
– Prevenção de Recaída.
– Técnicas de Relaxamento Muscular Progressivo e Respiração.

A técnica mais utilizada dentre os psicólogos da TCC é o TIE (Treinamento de Inoculação de Estresse; criado inicialmente para o tratamento especifico de fobias, com tudo os resultados no TEPT foram significativos. A mesma funciona dando aos pacientes o domínio sobre seus medos através da ressignificação da memória traumática e do ensino de habilidades de manejo frente a situação temidas.

Na segunda fase da técnica TIE será o treinamento de habilidades de manejo e enfrentamento, com orientações para a solução de problemas, como: habilidade de manejo, com uma base racional e uma explicação do mecanismo pelo qual a habilidade funciona; várias demonstrações e ensaios de habilidade. No consultório utilizamos a dramatizações como técnica. Fora das sessões deixamos como “lição de casa” aos pacientes a aplicação de habilidades em uma área problemática que não esteja necessariamente relacionada com os comportamentos visados. No retorno a sessão será feito a revisão de como a habilidade funcionou, com a avaliação do psicólogo da autoeficácia dos pacientes.

Podemos concluir que esta pandemia que vivemos atualmente é um evento traumático para uma grande maioria da população brasileira, dentre estes, alguns irão apresentar o TEPT por não conseguirem lidar com a ansiedade e o entorpecimento de ter vivenciado e experienciado.

A TCC com todas estas ferramentas descritas acima, está preparada e equipada para trabalhar os sintomas do TEPT e não somente ele, mas também a ansiedade, depressão e até fobias que podem ser desenvolvidas neste período de pandemia.

Talita Bueno Avila
Psicoterapia de adolescente e adulto
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo
Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.