Síndrome de Tourette (ST)
SÍNDROME DE TOURETTE (ST)
A ST é um distúrbio genético, de origem neuropsiquiátrica, caracterizada por múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais, durante pelo menos um ano, tendo início antes dos 18 anos.
Tiques são movimentos involuntários, anormais, súbitos, rápidos e sem propósitos. Exacerbam em momento de stress, ocorrem diversas vezes num mesmo dia.
O paciente pode apresentar : tiques motores, tiques vocais e tiques sensitivos.
1- Os tiques motores podem ser simples( envolve um grupo de músculos funcionalmente relacionados) ou complexos (envolve grupo de músculos não relacionados funcionalmente).
Os tiques motores simples mais frequentes são piscar olhos, movimentar boca ou nariz, levantar ombros, entre outros.
Os tiques motores complexos envolvem gestos faciais, bater palmas, morder a boca, pular, bater os pés, e etc.
Em geral, pacientes com ST apresentam inicialmente tiques simples que evoluem para complexos, podendo ser muito variado de pessoas para pessoa.
2- Tiques vocais também se dividem em simples e complexos. Os simples incluem emissões de sons, como gritos, grunhidos, assobiar, fungação. E os complexos pode haver o uso involuntário de palavras chulas (coprolalia), repetição de frases ou palavras (palilalia), ou repetição de fala de outras pessoas (ecolalia).
3- Tique sensitivo- são movimentos voluntários que o indivíduo faz para aliviar pressão que sente em articulações.
A ST pode estar associada ao transtorno obsessivo compulsivo ou até a hiperatividade e déficit de atenção.
Este é um quadro que tem uma grande repercussão social, pois sem o diagnóstico a pessoa pode ser muito repreendida ou estigmatizada. O filme “Primeiro da Classe” retrata bem as dificuldades vivida por alguém com Síndrome de Tourette.
É muito importante a busca de profissional habilitado para minimizar não somente os sintomas, como também as consequências emocionais que os sintomas geram.
A medicação é utilizada quando o desconforto é grande. O mais importante é a conscientização da família, escola e do próprio paciente, para entender o que ocorre com ele e lançar mão de estratégias para minimizar o stress, o que consequentemente diminui os sintomas da doença.