Psiquiatria e Medicina Vibracional
A medicina vibracional está baseada no paradigma einsteiniano, vê seres humanos como redes de complexos campos de energia em contato com os sistemas físicos e celular. Utiliza formas específicas de energia para atuar de forma positiva sobre os sistemas energéticos que podem estar desequilibrados por causa de doenças.
Einstein provou que matéria é energia, assim os seres humanos são sistemas energéticos dinâmicos.
A Medicina mais tradicional se baseia no modelo newtoniano ou mecanicista que consideram que a fisiologia e comportamento humano dependem da máquina cérebro e corpo. Esta visão somente aproxima da realidade, porque considera apenas as abordagens farmacológicas e cirúrgicas e ignoram as forças vitais que animam a máquina.
A psiquiatria que tem uma visão ampla, se baseia na medicação, mas não de forma exclusiva, ou seja, considera o indivíduo um ser que tem a consciência, força vital que anima o organismo físico, pode ter uma melhor resposta no equilíbrio e alívio do sofrimento. Esta abordagem psiquiátrica faz parte da medicina vibracional e pode utilizar os psicotrópicos, ou não, ou lançar mão de outras abordagens como a homeopatia, fitoterapia, e técnicas energéticas, como TFT ( Thought Field Therapy) ou cura reconectiva e reconexão e meditação, seja o mindfulness ou Ho’ponopono.
O mais importante num tratamento psiquiátrico é viabilizar o alívio do sofrimento e depois promover quais movimentos individuais levaram ao adoecimento. Assim, as reflexões vão evoluindo para que o indivíduo inicie movimentos que favoreçam a saúde física e mental. A maior diferença dos dois modelos de Newton e de Einstein é que no primeiro, o médico é responsável pela cura e no segundo o paciente é agente ativo para seu restabelecimento, levando a um processo de fortalecimento pessoal muito intenso, gerando autonomia e autoconfiança. Considerando a consciência uma espécie de energia que pode gerar saúde ou doença, o próprio indivíduo pode ser um agente transformador de seu estado de saúde.
Dra. Vanessa Calhiarani Loschiavo
Psiquiatra e Psicoterapeuta