--by Vanessa Loschiavo

Mindndifulness

27 de fevereiro de 2018 by Vanessa Loschiavo0
mindfulness.jpg

O QUE É MINDFULNESS

Embora tenha origem nas tradições religiosas orientais, é uma forma de terapia sem qualquer remanescência religiosa, e com base científica.
Traduzida como: atenção plena, consciência plena.
Sinônimo: awareness.

Início: 1979, com Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts através do Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR).
Mindfulness não significa meditação; um estado ou característica, inata e pouco explorada, da mente humana, presente em todos os indivíduos, em maior ou menor intensidade. Este estado refere-se à capacidade de estar atento ao que acontece no presente, com abertura e aceitação.
“Mindfulness é apenas parar e estar presente, só isso! ”. (Jon Kabat-Zinn)

O traço mindfulness descreve a personalidade que tende a adotar uma atitude de aceitação – centrada no presente – em relação à própria experiência (Baer et al.2008).

Mindfulness incluem sempre esses elementos:
– Capacidade de estar atento.
– No presente.
– Intencional.
– Com aceitação.

Componentes fundamentais:
– Auto regulação da atenção.
– Orientação aberta à própria experiência.

Cientificamente, o estado de mindfulness está relacionado a vários indicadores de saúde física e psicológica como, por exemplo, maior equilíbrio do sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático), níveis de afeto positivo mais elevado, satisfação com a vida, mais vitalidade e menores níveis de afetos negativos e de outros sintomas psicopatológicos. Consequentemente, mindfulness ajuda no tratamento de muitas doenças ou transtornos.

Há diversos mecanismos subjacentes aos efeitos do treinamento em mindfulness na saúde e no bem-estar e incluem: maior controle da atenção, maior consciência das experiências internas e externas, menor reatividade às mesmas experiências, e em consequência melhor regulação emocional e maior flexibilidade psicológica. Aumenta a atenção, concentração e criatividade.

Mindfulness, como todo novo hábito, necessita de treinamento, e que permitirá essa qualidade de presença, alcançando nossa capacidade de estar atento, nos dando conta dos pensamentos e distrações, sair do piloto automático, reconectando gentilmente com a âncora.

Desenvolve-se também a compaixão e autocompaixão, sair do eu severo e crítico para um eu observador e gentil.
Aprender a enfrentar as dificuldades e problemas, diminuindo o sofrimento.

Auxilia as tomadas de decisões.

Observar sem julgar.
Sair do “modo fazer” para o “modo ser”, permitindo que se desfrute plenamente da experiência do momento.

Rosa Maria Noto Mercaldi
Psicóloga / Instrutora de Mindfulness

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.