Imaginação a favor da saúde física

IMAGINAÇÃO A FAVOR DA SAÚDE FÍSICA

A imaginação tem uma importância maior do que se espera. Imaginar um ato e realiza-lo pode apresentar semelhanças. Ao imaginar um determinado objeto, o córtex visual primário é ativado, como se o indivíduo estivesse realmente olhando para o objeto. Assim, na ação e na imaginação muitas áreas do cérebro idênticas são ativadas.

Tem um experimento bastante interessante realizado por Guang Yue e Kelly Cole. Eles reuniram dois grupos de pessoas. Um grupo que realizou exercícios físicos do músculo do dedo durante um período de tempo e outro grupo que imaginou exercitar o mesmo músculo pelo mesmo período de tempo e também imaginavam uma voz gritando: Força! Força! Força!

No final do estudo, perceberam que os participantes que praticaram exercícios físicos aumentaram a potencia muscular em 30 % e o grupo que só imaginou fazer os exercícios, aumentou a potência muscular em 22%. Isso ocorre porque durante as contrações imaginárias, são ativados e fortalecidos os neurônios de sequência de instruções para os movimentos, resultando em maior potência quando os músculos são contraídos.

Vanessa Calhiarani Loschiavo
www.essenciadamente.com.br

Essência da mente 2022. Todos os direitos reservados.