Homeopatia e Saúde Mental
A homeopatia, ao longo dos anos vem recebendo maior credibilidade, devido a resposta clínica positiva. É medicina baseada na energia sutil. Os medicamentos homeopáticos tem uma frequência energética da planta e não mais moléculas da planta. A lei básica da homeopatia é a Lei da similitude – o semelhante cura semelhante. O medicamento homeopático produz os sintomas no indivíduo saudável, e trata os mesmos sintomas no indivíduo doente. A homeopatia trata o organismo como um todo. Trata as doenças físicas e os sintomas mentais. O tratamento é holístico.
A homeopatia pode ser de grande ajuda na psiquiatria, seja de forma associada aos psicotrópicos, podendo ajudar na administração de menores doses de psicotrópicos, ou o tratamento pode ser somente com os homeopáticos, a depender da gravidade do quadro.
O uso da homeopatia traz equilíbrio ao organismo, seja para tratamento ou para prevenção, como na menopausa, por exemplo. Pode ajudar muito, em diferentes fases da vida. Na infância, a homeopatia pode ajudar em distúrbios de sono, ansiedade, irritabilidade, agitação, entre outros sintomas.
É muito comum, um tratamento homeopático equilibrar quadros de ansiedade e até crises de pânico a depender da gravidade.
A anamnese homeopática, na homeopatia de visão sistêmica, aborda todos os sistemas do organismo, no momento presente e passado, tendo atenção às características psíquicas. Assim, é detectado necessidade de tratar alguns órgãos e sintomas com medicamentos equalizadores e circunstanciais, respectivamente. A administração do medicamento homeopático sistêmico é muito importante para que o tratamento atue no conjunto de sintomas que o indivíduo apresenta.
No tratamento de distúrbios psiquiátricos, são necessárias mudanças de potência periodicamente, pois o sistema nervoso central é um órgão muito complexo, assim se faz necessário o uso de potências mais altas.
A homeopatia atua no equilíbrio de todo o organismo, inclusive psíquico. Age na causa do problema, o que possibilita a cura.