É possível produzir neurônios na vida adulta ?

possivel_produzir_neuronios_na_vida_adulta.jpg

Sempre acreditou-se que não havia possibilidade de gerar novas células neuronais. Na década de 60, Joseph Altman publicou artigos mostrando que novos neurônios nasceram em cobaias adultas, mas seu estudo foi ignorado. Na década de 90, cientistas perceberam que novos neurônios continuam a aparecer no decorrer da vida, em especial em duas regiões: uma ligada ao olfato, outra no hipocampo que está ligada `a memória, aprendizado, e emoção. O hipocampo é uma região do cérebro que grava detalhes do que vivemos para que seja possível identificá-lo posteriormente. Assim, psicólogos acreditam que a generalização da memória contribui para transtornos de ansiedade, como o transtorno de estresse pós traumático, marcados por uma resposta exagerada, e até incapacitante, mesmo quando o ambiente não causa nenhuma ameaça imediata. Mas a reação de ansiedade pode vir pela lembrança imediata de um fato traumático. Estudos sugerem que a redução de produção de neurônios novos pode propiciar o transtorno de ansiedade.
A neurogênese, ou seja, formação de novos neurônios podem beneficiar adultos que sofrem de depressão, transtorno de estresse pós traumático e até declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento.
Estudos com animais, provou que exercícios físicos estimulam a neurogênese. Desta forma, o exercício físico e alguns antidepressivos podem promover interconexões neuronais mais reforçadas e mais numerosas.

Essência da mente 2022. Todos os direitos reservados.