--by Vanessa Loschiavo

Depressão e sono

8 de maio de 2016 by Vanessa Loschiavo0
depressao_e_sono.jpg

O bom hábito de sono é muito importante, pois a falta de sono pode influenciar o aparecimento de sintomas depressivos. Estudos demonstram que pessoas com insônia tem chance 11 vezes maior de desenvolver a depressão.
A insônia pode tanto predispor a depressão quanto ser desencadeada por ela.
A serotonina é um neurotransmissor responsável pelo bem estar e está em baixos níveis na depressão. Este neurotransmissor é precursor da melatonina que é um hormônio regulador do sono.
A presença de luz influencia no ciclo sono-vigília. Ao entardecer começam a ser produzidos hormônios que nos desaceleram. Assim, a luz elétrica inibe a secreção de melatonina. E há diversos estímulos que podem influenciar negativamente para uma boa noite de sono, como computador, televisão, celular, tablets. Não percebemos, mas pouco a pouco podemos ir deitar cada vez mais tarde, tendo menos horas de sono. Reduzindo, a quantidade de sono REM que está relacionado a consolidação da memória e aprendizado, e o sono delta, fase relacionada `a restauração orgânica.
Estresse, ansiedade e depressão aumentam o cortisol, prejudicando o sono delta.
É preciso cuidar bem da hora de dormir. O estado de ânimo, disposição física, funções imunológicas dependem da qualidade do sono.
Deixarei alguns itens que podem ajudar na higiene do sono:
1- Determinar um horário máximo de dormir;
2- Cuidar da luminosidade do ambiente, evitando uso de eletrônicos antes de dormir, como também atividades estimulantes;
3- Evitar pensamentos recorrentes, ruminantes;
4- Iniciar prática saudável antes de dormir como realizar algum relaxamento, meditação ou aplicação de TFT ( técnica de acupuntura sem agulha).

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.