--by Vanessa Loschiavo

DEPENDÊNCIA DE JOGOS DE COMPUTADOR E TDAH

12 de dezembro de 2016 by Vanessa Loschiavo0
jogos_e_tdha.jpg

Jogos de videogame fazem parte da vida de crianças e adolescentes. Em crianças e adolescentes com Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade, não é diferente. Neste caso, é muito comum haver uma busca por jogos eletrônicos. O Transtorno de Jogos de Internet (TJI) pode estar presente em crianças sem TDAH ou com este quadro. Existem estudos que tentam relacionar e avaliar se o TDAH propicia o TJI ou se é apenas uma comorbidade, ou seja, ambas doenças estão presentes sem uma influenciar a outra). Os estudos apontam mais questões do que conclusões.

Mas é perceptível na clínica que crianças e adolescentes com TDAH tem forte atração por jogos, levando a problemas escolares e familiares.

São necessários cinco sintomas presentes em um período de 12 meses para caracterizar TJI, segundo a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais são:
– Preocupação com jogos de internet,
– Sintomas de abstinência quando os jogos de internet são retirados,
– Tolerância, ou seja, necessidade de passar tempo mais longo envolvido em jogos de internet,
– Perda de interesse por outras atividades que gostava anteriormente, com exceção de jogos de internet,
– Uso excessivo contínuo de jogos de internet,
– Enganar em relação à quantidade de tempo jogando na internet,
– Uso de jogos de internet para evitar ou aliviar um estado de humor negativo,
– Relações, vida escolar ou profissão prejudicadas.

Existe uma maior probabilidade de indivíduo com TDAH desenvolver TJI, quando não realiza tratamento para aliviar os sintomas de déficit de atenção e hiperatividade.
As crianças com TDAH mostram uma atenção prolongada quando usam jogos de computador. Existem três teorias relevantes no que diz respeito a uma relação entre TDAH e dependência de jogos de computador. São elas:

Estimulação ótima:
Crianças com TDAH sentem-se subestimuladas e a participação interativa de jogos produz um estado mais elevado de excitação e sensação maior de bem-estar.

Atraso de Aversão:
No TDAH existe comportamento impulsivo e tentativa de diminuir experiências negativas com o atraso de aversão, e o uso de jogos de computador com sequências rápidas, recompensa imediata, também dá origem a atraso de aversão.

Disfunção nos sistemas de esforço e ativação:
Esta teoria propõem que o TDAH é um déficit na atribuição de recursos energéticos ( disfunção nos sistemas de esforço e ativação). Assim o uso de jogos de computador pode levar a autorregulação direcionada para a excitação e ativação crescentes. Como também, proporcionam incentivo motivacional.
Os programas de treinamento cognitivo, dinâmicos, baseados em computador, são altamente eficazes no tratamento de TDAH.

Existe também uma percepção de piora dos sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em adolescentes e crianças que usavam jogos de computador mais do que uma hora por dia.

A dependência de jogos de computador pode estar presente em pessoas que apresentam Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou não. E de qualquer maneira é uma condição que necessita de tratamento, como também o TDAH.

Vanessa Calhiarani Loschiavo
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.