Categories: Sem categoria

Diferença entre Tristeza e Depressão

A tristeza é um sentimento comum do ser humano e muitas vezes é necessário a presença da mesma, trazendo a reflexão e possibilitando o encontro de um novo caminho. Ressaltando que são experiências difíceis que levam o indivíduo a dar saltos evolutivos em sua própria história.

Quando a tristeza se prolonga ou o indivíduo não reage a mesma, e começa a se sobrepor a outros desconfortos como, desânimo, desesperança, menosvalia, pessimismo, isolamento, irritabilidade, insônia ou hipersonia, aumento ou diminuição do apetite, assim podemos considerar um processo depressivo.

O ideal é que a pessoa se observe em relação a sua maneira de viver, se houve alguma mudança, ou tem dificuldade em realizar atividades que no passado não tinha, e se houve uma quebra da rotina. Esses tópicos são indicativos de uma possível depressão e não apenas de um estado de tristeza.

A depressão pode ter diversas “caras”. Pode transparecer como uma intensa irritabilidade, intolerância para tudo, falta de vontade de fazer o que gosta, já não saber do que se gosta, sono muito intenso, vontade de chorar por qualquer situação, insatisfação de estar em qualquer lugar.

O indivíduo que sente tristeza por alguma situação, mas mantém a sua rotina, vontades, reagindo à tristeza, não é considerado depressivo. O que precisa ser avaliado é a intensidade, frequência da tristeza, quais mecanismos o indivíduo utiliza para lidar com este sentimento e se mantém a rotina diária.

O diagnóstico e tratamento no início do quadro depressivo é importante para evitar seu prolongamento e a cronificação. Mas é preciso muita sensibilidade nesta avaliação, principalmente nos casos mais leves que ficam mais no limite da normalidade.

É sempre preciso uma auto avaliação constante de si mesmo e no caso de desconforto emocional, se faz necessária a busca de ajuda.

Vanessa Loschiavo

Share
Published by
Vanessa Loschiavo

Recent Posts

Adolescente na Pandemia

Os adolescentes estão tendo grande dificuldade neste momento de pandemia. A adolescência já é um…

3 anos ago

Sistema Canabinóide

SISTEMA CANABINÓIDE O Sistema Endocanabinóide é um sistema de neurotransmissor como serotonina, dopamina. O cérebro…

3 anos ago

Erva da memória

ERVA DA MEMÓRIA Muito dos componentes da natureza tem propriedades importante para nossa saúde. O…

3 anos ago

Os benefícios do sono

https://www.youtube.com/watch?v=fyBdFqhuY9Y Por que o sono é essencial? É importante ter uma boa qualidade de sono…

3 anos ago

Ampliando o olhar sobre sintomas

AMPLIANDO O OLHAR SOBRE OS SINTOMAS Sabemos da importância de um bom diagnóstico que nos…

3 anos ago

Transtorno de Estresse Pós traumático – TEPT

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) O TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático) segundo o DSM-V é…

4 anos ago