Psicopedagogia

A psicopedagogia é a área que atua no processo de ensino-aprendizagem considerando os diferentes aspectos e contextos em que ocorrem a construção do conhecimento. A criança ou o adolescente, não são vistos de forma isolada mas sim em relação à sua família, à escola onde estuda e à sociedade. Existem diversas formas de aprendizado, e várias situações que interferem no aprendizado. Desta forma, o atendimento psicopedagógico é voltado para o conhecimento, relacionado com a aprendizagem, levando sempre em consideração que não se pode separar as dificuldades de aprendizagem dos processos de aprendizagem.

A princípio, realiza-se uma avaliação psicopedagógica para detectar quais as defasagens da criança ou do adolescente. A partir disso, é realizado um programa de tratamento de acordo com as dificuldades observadas.

O trabalho é realizado através de sessões semanais para que o profissional ajude a criança na construção de novas formas de aprender, resgatando, muitas vezes o prazer em fazê-lo.

O processo psicopedagógico busca promover a aprendizagem, compreender e oferecer alternativas bem como intervir nos conflitos envolvidos nas dificuldades de aprendizagem.

O profissional faz orientações para a família e para a escola. Parte fundamental para acolher a criança que apresenta geralmente, problemas no contexto escolar e que muitas vezes, sente-se diferente e incapaz. Na medida, que o tratamento vai progredindo a criança vai sendo resgatada e sua autoestima elevada.

 

Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.