Psicoterapia Psicodinâmica

A psicoterapia psicodinâmica visa poder trazer para o consciente os mecanismos de defesa desajustados, propiciando maior adaptação do indivíduo à sua realidade. Os sintomas são reflexo deste mecanismo de defesa que protege de experiências como solidão, rejeição, vergonha, entre outros. Quando a defesa falha surgem os sintomas que ao se intensificarem e ao permanecerem por um longo tempo, vão se estruturando e caracterizando quadros clínicos como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros.

O comportamento humano é determinado por processos mentais inconscientes, que frequentemente são constituídos durante a infância. As ligações afetivas com os pais são determinantes nas relações da vida adulta. Desta forma, havendo qualquer desajuste na relação parental ou qualquer tendência da própria criança pode levar a uma falta de adaptação ao meio que vive. E ao longo do tempo cristalizar, produzindo consequências emocionais, na vida adulta.

Grande parte das atitudes humanas são movidas por emoções inconscientes. Assim, para reverter qualquer desordem emocional, a psicoterapia pode ser de grande ajuda, na medida em que pouco a pouco, as emoções inconscientes tornam-se conscientes. E desta maneira, o indivíduo tem o controle das atitudes, escolhas em relação à vida prática, resolução de problemas de outra maneira.

A psicoterapia psicodinâmica abrange técnicas utilizando a escuta terapêutica do profissional e associação livre de ideias por parte do paciente que fala sobre si mesmo e sua vida. O psicoterapeuta não emite aconselhamento, nem juízo de valor, estimula que o paciente alcance níveis mais elevados de elaboração sobre si mesmo, sua vida e seus sintomas, propiciando maior consciência de si. Pode trazer benefícios em todas as fases da vida, seja na infância, na adolescência, na adulta e também aos idosos.

A psicoterapia pode trazer uma nova percepção de mundo. E esta nova percepção promove na pessoa um maior autoconhecimento, maior tomada de consciência, modificando a sua relação consigo mesmo e com os outros. O seu bem estar refletirá em uma melhor qualidade de vida, liberdade, flexibilidade para enfrentar futuros desafios.

Os benefícios da psicoterapia psicodinâmica são:
– Maior autoconhecimento,
– Melhora nos relacionamentos,
– Consciência de suas próprias necessidades,
– Maior respeito a si mesmo e aos outros,
– Melhora da autoconfiança e autoestima,
– Novas resoluções para antigos problemas,
– Resolução de conflitos,
– Desenvolvimento pessoal,
– Lidar melhor com os próprios sentimentos,
– Mudança de postura de vida e das atitudes.

A relação entre paciente e terapeuta é muito importante e é necessário haver empatia. É um bom vínculo, a boa empatia que propicia um melhor resultado obtido pela psicoterapia.

Em geral, as sessões são de 50 minutos e devem ter a frequência de uma vez por semana, pelo menos, mas pode ser modificado a depender da necessidade de cada um.

Essência da mente 2022. Todos os direitos reservados.