--by Vanessa Loschiavo

Psicoterapia em Grupo

7 de novembro de 2018 by Vanessa Loschiavo0
psicoterapia_em_-grupo.jpg

PSICOTERAPIA EM GRUPO

A psicoterapia em grupo vai de encontro com a necessidade do ser humano que é a necessidade de formar vínculo. Pode auxiliar muito o indivíduo a perceber suas emoções de uma forma mais dinâmica, na medida em que outros integrantes do grupo possam compreender seu sofrimento, como também compartilhar das mesmas ou de outras questões.
O paciente pode se identificar com vivências de outros e isso pode tornar muito rica esta experiência.

Neste tipo de psicoterapia foca-se numa problemática em que serão desenvolvidas técnicas e dinâmicas para que cada participante possa acolher e ser acolhido diante da dificuldade encontrada. O grupo é formado por indivíduos com a mesma problemática que podem ser: depressão, fobias, ansiedades, dificuldades de relacionamento, vícios, obesidade, luto, entre outros.

Cada indivíduo lida de uma forma com as dificuldades e é reconfortante poder dividir este espaço com outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades. O grupo ajuda na superação e também a sentir que não está sozinho diante da vida e que não é o único a passar por aquele problema. Cria-se uma rede de suporte entre as pessoas do grupo, ajudando-se mutualmente a lidar com o problema e oferecendo novas maneiras em lidar com os transtornos

No grupo, é criado um espaço de cumplicidade e sigilo, em que todos tem o tempo para falar e ouvir, criando um ambiente acolhedor e transformador. Através das trocas todos começam a sentir-se mais fortes e ao mesmo tempo aliviados em dividir suas fragilidades e angústias, pois serão compreendidos e apoiados.

Os resultados apresentados pela terapia em grupo são muito positivos, levando ao autoconhecimento, o fortalecimento emocional e o sentimento de ajuda por auxiliar no tratamento do outro e ser auxiliado no próprio tratamento.

A terapia em grupo é uma terapia em que temos de 4 a 8 participantes e variam de 90 minutos a 2 horas de acordo com o tamanho do grupo.

Considerando que o ser humano faz parte de uma grande rede de ajuda mútua, onde um ajuda o outro a superar suas dificuldades, a terapia em grupo é exemplo vivo desta rede. É uma oportunidade de aprimorar as relação humana através do compartilhar experiências, podendo desenvolver a empatia e compaixão.

Flavia Hessel de Lima
Psicóloga e Psicoterapeuta
www.essenciadamente.com.br

Vanessa Loschiavo
Vanessa Loschiavo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Essencia da mente - encontrando sua essência

A Essência da Mente é uma clínica, localizada em São Paulo, que oferece diversos tipos de tratamentos para a integração e equilíbrio do ser humano.
Saiba Mais

Essência da mente 2019. Todos os direitos reservados.